Teste do suor
Fui com o meu filho fazer o schweisstest (clique aqui). Eu sabia que schwitzen era suar mas não associei schweiss a transpiração, suor e, por isso, julgava que era para detetar asma e alergias mas recolheram-lhe suor com uma espécie de uma medalhinha que tinha um tubo fininho enrolado (tive que andar a caminhar com ele no corredor e com o casaco vestido) e mandaram-me embora. Vim intrigada e questionava-me sobre qual seria a relação entre o suor e as bronquites que o meu filho tem tido.
O Eduardo adormeceu no carro durante o caminho longo entre casa e hospital e eu fiquei com ele no parque de estacionamento para que ele fizesse a sua sesta descansado. Fui ao telemóvel e percebi o porquê daquele teste.
Os médicos suspeitam de fibrose quística que é uma doença genética muito grave associada a problemas nutricionais e intestinais, caraterizada por uma produção defeituosa dos mucos. Os sintomas são:
- tosse persistente
-tendência para infeções respiratórias como pneumonia ou bronquite
-sinusite
-perturbações intestinais
-perda de peso (crescimento lento)
-muita sudorese e com sabor salgado
-problemas de fertilidade.
É uma doença que não tem cura mas se tratada convenientemente garante uma boa qualidade de vida aos doentes, tendo esta, no entanto, tendência a ser mais curta (esperança média de vida 40 anos).
Eles associaram o fato do meu filho estar num percentil baixo na altura e peso com as bronquites e mandaram fazer o teste. São muito cuidadosos e não se poupam a esforços, económicos e outros, para garantir que as crianças têm os melhores cuidados de saúde. É já a terceira vez que o meu filho faz exames por ser demasiado pequeno e magro (já suspeitaram de alergias alimentares e de outras doenças metabólicas) e sempre deram negativo.
Quando o medimos no pediatra, ele nem aparece no gráfico dos percentis!!! Eu digo ao pediatra, que deve medir 2 metros e pesar quase 100kg, que os portugueses não podem ser comparados aos alemães, que a família do meu filho é toda para o baixo e magro e que ele é saudável (tirando as bronquites), inteligente e ativo. Nós não somos caso único, conheço outras duas mães portuguesas que, quando iam ao pediatra, também vinham de lá muito aflitas.
Quanto à doença acima, confio que o teste será negativo e que tudo não passa de mais uma preocupação do pediatra (o que devo referir: acho muito bem).
PS- O meu filho mede 92cm e pesa 12kg500g. Será assim tão baixo e magro para um português de gema?