Necessidades diferentes
A Inês entrou na escola com 6 anos feitos há um mês. Em Berlim as regras são que se as crianças fizerem 6 anos depois de 30 de Setembro ficam no jardim infantil mais um ano. Isto faz com que a minha filha que completou 6 anos em 3 de agosto seja a segunda mais nova da turma, seja mais infantil e precise de um acompanhamento maior em casa. Ela adora a escola, as professoras, as colegas, as atividades que faz. Criou boas amizades e tem uma ótima relação com as professoras e colegas, o que é meio caminho andado para tudo correr bem.
Pelo que já me apercebi na escola não há a pressão de Portugal, não são marcados TPC e as crianças são mais livres e autónomas. As professoras não as incentivam, nem impõem trabalhos, não controlam o que fazem, deixam um pouco a responsabilidade nas mãos delas, impondo uma consciência que algumas ainda não tem. A Inês quer fazer, é cumpridora e ajuizada mas distrai-se facilmente e é um pouco lenta. Tem também falta de confiança e auto estima, o que nós tentamos contrariar e combater.
Como acho que os pais tem um papel importante em todo este processo, tento fazer o meu trabalho em casa, tirando-lhe dificuldades e fomentando a rapidez no trabalho. Incentivo-a a fazer e quero estimular o seu gosto pela escola e por aprender. Digo-lhe, muitas vezes, como já a minha mãe me dizia, que o importante é ir evoluindo e que aquele é o seu trabalho, por isso, deve fazer o seu melhor.
Por sua vez, o meu filho mais novo, o Eduardo, quer atenção, quer saltar para o meu colo, quer que lhe leia um livro, quer que brinque com ele aos carrinhos ou escondidas, quer que olhe para ele e o abrace, quer mimos. Não é fácil mas ele está apenas a ser um menino de 3 anos e as suas atitudes são compreensíveis. Digo-lhe para brincar um pouco, ver aqueles desenhos animados ou fazer um desenho mas não tem resultado e ela também não consegue ficar atenta com o irmão a falar e a brincar, o que é normal. São idades diferentes e necessidades também muito diferentes e eu não tenho conseguido dar a volta. Sinto-me a falhar e preciso de descobrir estratégias...
E vocês aí, têm o mesmo problema? Ajudem-me e digam como conseguem auxiliar uma criança de 6 anos na escola e ao mesmo tempo dar atenção a um traquina de 3 anos...
Sem comentários:
Enviar um comentário