Tradições de natal na Alemanha
Mercados de Natal
Uma das tradições mais bonitas e famosas do Natal alemão são os mercados de Natal. Cabanas de madeira adornadas com luzes em miniaturas transformam praças centrais de mais de cem cidades em toda a Alemanha em maravilhas de inverno. Vendem-se enfeites ornamentados, brinquedos de madeira, guloseimas e coroas do Advento. O cheirinho de pães de gengibre e vinho quente exala por todos os lugares, o que contribui para o deleite dos sentidos de visitantes e locais.O mais famoso e mais antigo de todos os mercados mercados natalícios alemães é o Christkindlesmarkt (Mercado do Menino Jesus), de Nuremberga. O primeiro registo que se tem desse mercado é de 1628. Outras cidades famosas por seus mercados de Natal são Leipzig, Dresden, Hamburgo e Colónia.As ruas das cidades por onde o mercado se espalha são decoradas com símbolos de Natal e luzes. No centro do mercado há um presépio, em que figuras natalícias contam a história da festividade, ou uma pista de gelo.
Cristkindl ou pai natal
Em muitos lares alemães, Jesus criança chega quando a família está reunida ao redor da árvore de Natal. Algumas vezes, um menino desempenha o papel, mas na maioria das vezes, é uma menina de longos cabelos louros quem representa Jesus. Vestida de branco, com uma coroa e asas douradas, ela carrega uma pequena árvore de Natal em uma das mãos. Os presentes para as crianças ficam empacotados e são entregues pelo “Cristo do lar”.Assim, muitos alemães acreditam que um mensageiro, um anjo feminino chamado Christkindl, traz os presentes do menino Jesus, na véspera do Natal. O nome Christkindl tornou-se um outro nome para Pai Natal na América do Norte, onde muitos o chamam de Kris Kingle.Há séculos, não era o Pai Natal quem distribuía presentes ao redor do mundo, mas sim o Christkindl. Assim, era ele quem fazia viagens ao redor do mundo nas frias – no Hemisfério Norte – noites de Natal. Em muitos países, criou-se a tradição de iluminar os caminhos pelos quais o Cristkindl passava. Por isso, criou-se o hábito, em todo o mundo cristão, de colocar velas acesas em casa, para que o Christkindl soubesse que seria bem-vindo ali.Ao longo do tempo, a figura da criança foi sendo substituída pela do velhinho, de barba e cabelos brancos, que gentilmente distribuía presentes, chamado de Santa Klaus (Pai Natal, em português). Em alguns lugares, esse velhinho acabou sendo identificado como São Nicolau (já falei nele no post anterior).Uma das razões pelas quais isso ocorreu deve-se à crença de que ele acompanhava o seu Mestre, Jesus, em suas voltas ao mundo durante o Natal. Ao longo do tempo, o nome Santa Klaus foi-se tornando uma espécie de abreviatura para São Nicolau.Foi o americano Thomas Nast (1840-1902) quem criou a imagem moderna do Pai Natal. Nast nasceu em Landau, Alemanha, e migrou para os EUA com a família ainda garoto. Suas ilustrações natalinas para a publicação Harper´s Weekly foram publicadas mais tarde em forma de livro e ajudaram a criar uma imagem simpática de Pai Natal.Uma tradicional história alemã conta que a véspera de Natal vem da experiência de um lenhador e sua família. Certa noite, eles estavam em casa, aquecendo-se do frio que fazia lá fora, quando alguém bateu à porta. Quando abriram, surpreendentemente, havia um menino, sozinho, no meio da floresta coberta de neve. Eles o convidaram para entrar e deram-lhe comida, roupas para se aquecer e uma cama para descansar. No dia seguinte, pela manhã, a família despertou com uma música, entoada por um coral de anjos, que preenchiam a casa de luz. Foi quando perceberam que haviam dado abrigo ao menino Jesus. “Vocês cuidaram de mim”, disse ele, “isso vos fará lembrar da minha visita”. Ele então tocou uma árvore que estava perto da porta de casa. “Que essa árvore brilhe para aquecer os vossos corações, e que guarde presentes, para que vocês sejam tão gentis uns com os outros como foram comigo."
Ps- Lembro-me que a minha avó sempre falou no menino Jesus como a figura que oferecia os presentes no Natal.
Véspera de NatalOs presentes na Alemanha são abertos na noite da véspera de Natal. A ceia tradicional é composta de presunto defumado, batatas cozidas com manteiga e chucrute ou então ganso assado e recheado com Kartoffelklösse (bolas de batata) e o bolo tradicional de Natal é o Stollen. Após a refeição, algumas famílias leem a história do nascimento de Jesus para os seus filhos. De seguida,, ouvem-se tocar os sinos pendurados à porta da casa. É o sinal para que as crianças corram para ver a árvore de Natal em todo o seu esplendor, carregada de presentes. Todos cantam “Stille Nacht”, canção por nós conhecida como “Noite Feliz”, e começam a abrir os pacotes com grande entusiasmo.A tradição primordial do Natal alemão é a troca de presentes e a reflexão, enquanto se observa a noite escura e fria lá fora. Para muitas famílias, essa é a única noite em que as luzes da árvore de Natal estão acesas, tornando a ocasião muito mais especial.
Sem comentários:
Enviar um comentário