Tradições alemãs no Natal
Calendário do advento
O calendário do Advento é uma invenção alemã. Ele é formado por 24 janelinhas, que correspondem, cada uma, a um dia do Advento, intervalo de tempo desde o inicio de Dezembro até à chegada do Natal.
No primeiro dia do mês, as crianças alemãs recebem ou fazem elas próprias um calendário do Advento e penduram-no, abrindo uma nova janelinha a cada dia. Nas suas aberturas são colocadas fotos, brinquedos, chocolates ou atividades para serem feitas em família, funcionando como surpresas .
Ao abrir uma janelinha por dia, faz-se a contagem regressiva até ao Natal. O calendário torna a espera pelo grande dia mais divertida e agradável para as crianças.
As origens do calendário do Advento remontam às áreas protestantes da Alemanha do século XIX. O primeiro deles data de 1851. Famílias protestantes desenhavam com giz uma linha que perpassava todos os 24 dias de Dezembro até à noite de Natal.
Os calendários costumam ser feitos com muito esmero. Na cidade alemã de Gegenbach, no sul do país, encontra-se o maior de todos os calendários do advento: 24 janelas da Câmara Municipal da cidade são decoradas com motivos natalícios, todos os anos, para a chegada do Natal.
Árvore de Natal
A árvore de Natal tem origens na Alemanha. É considerada a alma do Natal. Acredita-se que Martinho Lutero deu início à tradição, quando, numa noite de véspera de Natal, trouxe uma para o quarto de sua filha, para que ela pudesse desfrutar da natureza sem sair à rua, por causa do Inverno rigoroso.
A primeira aparição de um Tannenbaum (termo em alemão para o pinheiro de Natal) foi registada na Alemanha muito após a morte de Lutero. Em 1605, na cidade de Estrasburgo, atualmente na França, um cronista escreveu: “Em tempo de Natal, eles colocam pinheiros em suas casas”. Mas o mais provável é que o costume seja de 1550, época em que as primeiras canções que mencionavam os pinheiros de Natal, já eram ouvidas e cantadas frequentemente.
Um Natal alemão sem pinheiro é impensável e as luzes e velas que o adornam são parte essencial dessa festividade na Alemanha. Todas as famílias preservam o hábito de ter um pinheiro em casa, mesmo vivendo fora do seu país, assim como os usam também para decorar espaços públicos.
As bolas que se penduram na árvore de Natal também são uma invenção alemã e, hoje em dia, são indispensáveis na decoração natalícia. Tradicionalmente feitas de vidro, as bolas estão presentes em árvores de Natal de todos os lugares do mundo. Sua invenção é atribuída a um vidreiro alemão da região da Turíngia, em 1847. Por não ter dinheiro para adquirir enfeites à época mais caros, como nozes, maçãs e doces, o vidreiro decidiu soprar bolinhas de vidro para enfeitar a sua árvore de Natal. Outros vidreiros gostaram da ideia e passaram a produzir os mesmos enfeites, que rapidamente se tornaram populares.
Feito com base em informações do site da Embaixada da Alemanha em Maputo
Sem comentários:
Enviar um comentário