Tradições de Páscoa alemãs
Na região do rio Reno (zona em que a religião católica é dominante), a Páscoa (Ostern) é comemorada com uma missa muito especial. É feita na noite de sábado uma grande fogueira (Osterfeuer) na porta da igreja e cada pessoa acende uma velas (Osternkerzen) e entra na igreja (como uma procissão) que está completamente às escuras, à exceção das referidas velas. A missa contempla cânticos e orações alusivos à época, sendo um ritual lindo de celebração. Nalguns sítios, a missa é feita no domingo de Páscoa bem cedo por volta das 4 horas da madrugada. Antigamente, fazia-se a "limpeza da Páscoa" em que se juntavam e queimavam os galhos e ramos que sobravam do domingo de ramos (Palmsonntag) no pátio da igreja. A Páscoa é vista pelos cristãos como a festa da Ressurreição de Cristo, em que a morte é encarada como um recomeço mas já muito anteriormente estava ligada a ritos da mitologia germânica. O próprio termo Ostern deriva de Ostara, a deusa germânica da Primavera e, por isso, muitas famílias não cristãs também acendem a fogueira e festejam em volta dela, sendo uma forma de representar a vitória do sol quente sobre o frio e as trevas do Inverno mas atenção que muitas das cidades proibiram este costume para evitar a propagação de incêndios.
A maior tradição é esvaziar ou cozer os ovos de galinha e pinta-los usando as mais variadas técnicas e depois ou esconde-los e promover uma caça aos ovos ou pendura-los em arbustos no jardim, fazendo verdadeiras árvores de Páscoa (as casas são decoradas conforme a época, como no Natal). Esta tradição tem origem na proibição das carnes na quaresma (Fastenzeit) em que os ovos eram cozidos para que não se estragassem e pintados de vermelho para se diferenciarem dos frescos. O costume de se procurarem os ovos no jardim ou em casa tem por base a crença de que o ovo é o símbolo da fertilidade e da nova vida em crescimento. Já o coelho que representava a fertilidade, só é conhecido como "coelho da Páscoa" no norte da Alemanha há cerca de 100 anos. Atualmente, existem coelhos de chocolate de todos os tamanhos e feitios e alguns até transportam os ovos coloridos (mais no sul da Alemanha), não sendo tão comuns os ovos grandes de chocolate, como em Portugal.
Quanto à gastronomia, existe o folar da Páscoa (Osterzopf) mas com ovos cozidos no interior; o cordeiro da Páscoa (Osterlamm) que não é o cordeiro assado mas um bolo com a forma de cordeiro com açúcar em pó por cima; a sopa de cenouras (Möhrencremesuppe), com o ingrediente preferido do coelho e o Osternbraten que é o assado típico com carne que não é necessariamente cordeiro. Naturalmente no pequeno almoço de sábado ou de domingo de Páscoa não faltam os ovos cozidos pintados.
Sem comentários:
Enviar um comentário