Ter um filho em Berlim (Elterngeld)
(para ir para estes posts basta carregar em cima da palavra aqui)
Esta mensalidade dada aos pais compensa-os pelo perda de rendimento enquanto cuidam do seu filho após o nascimento.
A duração é de 14 meses, se os pais partilharem o tempo, num máximo de 12 meses um e 2 meses outro- proporção 12:2. As famílias monoparentais usufruem de Elterngeld durante os 14 meses. Podem receber Elterngeld todos os trabalhadores por conta de outrem, donas/os de casa, estudantes e trabalhadores independentes desde que a criança more na mesma casa que os pais e regularmente na Alemanha. Se receber outros tipos de ajuda do estado (outros subsídios) pode não poder receber. Mesmo que nunca tenha trabalhado na Alemanha terá direito ao mínimo de 300 euros por mês.
O valor da mensalidade depende do rendimento bruto nos últimos 12 meses antes do nascimento da criança. Assim sendo, receberá uma maior percentagem do ordenado quem recebia previamente menos dinheiro, entre o mínimo de 65% até 100 % do ordenado. Se tem um filho mais velho menor de 3 anos receberá Geschwistersbonus que é uma majoração de 10 % do valor do Elterngeld. No caso de gémeos receberá uma mensalidade por cada recém nascido.
Pode solicitar o Elterngeld mandando a certidão de nascimento especifica para o efeito e este formulário juntamente com documentos referentes ao rendimento e documentos pessoais para o Jugendamt da sua zona em Berlim.
Nota- Existe agora o Elterngeldplus que permite aos pais/mães trabalharem em part time e, desta forma, aumentarem a compatibilidade entre trabalho e família.
(para ir para estes posts basta carregar em cima da palavra aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário