domingo, 30 de abril de 2017

Indoor playground em Berlim ou o melhor aniversário de sempre

Tenho feito tanto neste mês em que a minha mãe esteve aqui, tanto para vos contar mas começo pelo começo, pela tarde de aniversário do meu filho e por vos descrever o local onde fomos. Então cá vai: fomos a um Indoor Playground que foi considerado um dos 10 melhores da cidade. O Bim & Boom é um pavilhão onde existe a possibilidade da maior diversão de pais e filhos, quando as condições climatéricas não o permitem no exterior. Tem mesas de matraquilhos, de ténis de mesa, de air hockey, máquinas de jogos, muitos insufláveis, incluindo um que tem touro mecânico, trampolins, uma pista com vários triciclos que permite uma diversão conjunta de pais e filhos, um campo de futebol, piscinas de bolas com escorregas para os mais pequenos, canhões de ar com bolas, um labirinto enorme cheio de obstáculos e com 3 escorregas altos, paredes de escalada e uma discoteca/teatro com palco. Além disso, possui casas de banho, um café para lanches de pais e filhos e um espaço separado para comemorar festas de aniversário com os amigos. 

Este local abre de terça a sexta das 14 às 19h e sábado e domingo das 10h as 19h. 

No que respeita aos preços, para bebés até 12 meses a entrada é grátis. Para crianças de 3 a 12 anos se for de terça a sexta é 8 euros e aos sábados, domingos ou férias escolares é 10 euros. Quanto aos adultos 4 euros nos dias de semana e 5 euros nos restantes. Para crianças de 1 a 3 anos o valor de entrada é 3 euros. Note que depois das 17h existe uma redução de 50%.

O local tem muitos locais de estacionamento grátis à porta, existe a obrigação de retirar os sapatos para aceder ao local da diversão (possui estantes para deixar casacos e sapatos) e não é permitida a entrada de comida ou bebida. exceto comida de bebé. É necessário que haja a supervisão de um adulto mas as crianças maiores de 8 anos podem ficar entregues aos funcionários do local, mediante a assinatura de um contrato por parte dos pais.

A morada de Bim & Boom Kinderspielland é Beilsteiner road 109 12681 Marzahn Berlin e recomendo a todos que queiram passar e proporcionar aos filhos uma tarde ou dia divertido. Os meus filhos andaram nas nuvens, a saltitar de divertimento em divertimento e no regresso a Inês disse que tinha sido o melhor aniversário de sempre. 

Mostro neste vídeo um pouco da nossa diversão (criei um canal no you tube- Berlin family life do qual vos falarei posteriormente).






sábado, 22 de abril de 2017

Aqui e agora

Quando li estes dois textos que escrevi e partilhei aqui e aqui, descrevi duas realidades antagónicas e separadas por décadas, uma revolução pelo meio, vivências, educações e mentalidades opostas. Um foi escrito com tempo nas férias em portugal, na praia e no sol e outro escrito há pouco em Berlim no meio das tarefas repetitivas e do frio. Consegui uma antítese entre os dois textos mas que contém algo em comum, aquela palavra que envolve um sentimento gigante. Abro o livrinho amarelo que é meu companheiro em muitas horas de desvelo e entre as palavras saudação e saudar não está a tal. Apesar de amar estar no aqui e agora, de adorar o meu presente e agradece-lo com todas as minhas forças sinto falta de mim, de quem eu era no passado, daquela menina despreocupada e cheia de sonhos que ficou lá atrás...



quinta-feira, 20 de abril de 2017

Tradições de Páscoa alemãs




Na região do rio Reno (zona em que a religião católica é dominante), a Páscoa (Ostern) é comemorada com uma missa muito especial. É feita na noite de sábado uma grande fogueira (Osterfeuer) na porta da igreja e  cada pessoa acende uma velas (Osternkerzen)  e entra na igreja (como uma procissão) que está completamente às escuras, à exceção das referidas velas. A missa contempla cânticos e orações alusivos à época, sendo um ritual lindo de celebração. Nalguns sítios, a missa é feita no domingo de Páscoa bem cedo por volta das 4 horas da madrugada. Antigamente, fazia-se a "limpeza da Páscoa" em que se juntavam e queimavam os galhos e ramos que sobravam do domingo de ramos (Palmsonntag) no pátio da igreja. A Páscoa é vista pelos cristãos como a festa da Ressurreição de Cristo, em que a morte é encarada como um recomeço mas já muito anteriormente estava ligada a ritos da mitologia germânica. O próprio termo Ostern deriva de Ostara, a deusa germânica da Primavera e, por isso, muitas famílias não cristãs também acendem a fogueira e festejam em volta dela, sendo uma forma de representar a vitória do sol quente sobre o frio e as trevas do Inverno mas atenção que muitas das cidades proibiram este costume para evitar a propagação de incêndios.
A maior tradição é esvaziar ou cozer os ovos  de galinha e pinta-los usando as mais variadas técnicas e depois ou esconde-los e promover uma caça aos ovos ou pendura-los em arbustos no jardim, fazendo verdadeiras árvores de Páscoa (as casas são decoradas conforme a época, como no Natal). Esta tradição tem origem na proibição das carnes na quaresma (Fastenzeit) em que os ovos eram cozidos para que não se estragassem e pintados de vermelho para se diferenciarem dos frescos. O costume de se procurarem os ovos no jardim ou em casa tem por base a crença de que o ovo é o símbolo da fertilidade e da nova vida em crescimento. Já o coelho que representava a fertilidade, só é conhecido como "coelho da Páscoa" no norte da Alemanha há cerca de 100 anos.  Atualmente, existem coelhos de chocolate de todos os tamanhos e feitios e alguns até transportam os ovos coloridos (mais no sul da Alemanha), não sendo tão comuns os ovos grandes de chocolate, como em Portugal.
Quanto à gastronomia,  existe o folar da Páscoa (Osterzopf)  mas com ovos cozidos no interior; o cordeiro da Páscoa (Osterlamm) que não é o cordeiro assado mas um bolo com a forma de cordeiro com açúcar em pó por cima; a sopa de cenouras (Möhrencremesuppe), com o ingrediente preferido do coelho e o Osternbraten que é o assado típico com carne que não é necessariamente cordeiro. Naturalmente no pequeno almoço de sábado ou de domingo de Páscoa não faltam os ovos cozidos pintados. 





terça-feira, 11 de abril de 2017

Ter um filho em Berlim (Elterngeld)

Post sobre a gravidez aqui e aqui
Post sobre o parto aqui
Post sobre os processos burocráticos aqui e aqui

(para ir para estes posts basta carregar em cima da palavra aqui)

Esta mensalidade dada aos pais compensa-os pelo perda de rendimento enquanto cuidam do seu filho após o nascimento.
A duração é de 14 meses, se os pais partilharem o tempo, num máximo de 12 meses um e 2 meses outro- proporção 12:2. As famílias monoparentais usufruem de Elterngeld durante os 14 meses. Podem receber Elterngeld todos os trabalhadores por conta de outrem, donas/os de casa, estudantes e trabalhadores independentes desde que a criança more na mesma casa que os pais e regularmente na Alemanha. Se receber outros tipos de ajuda do estado (outros subsídios) pode não poder receber. Mesmo que nunca tenha trabalhado na Alemanha terá direito ao mínimo de 300 euros por mês.
O valor da mensalidade depende do rendimento bruto nos últimos 12 meses antes do nascimento da criança. Assim sendo, receberá uma maior percentagem do ordenado quem recebia previamente menos dinheiro, entre o mínimo de 65% até 100 % do ordenado. Se tem um filho mais velho menor de 3 anos receberá Geschwistersbonus que é uma majoração de 10 % do valor do Elterngeld. No caso de gémeos receberá uma mensalidade por cada recém nascido. 
Pode solicitar o Elterngeld mandando a certidão de nascimento especifica para o efeito e este formulário juntamente com documentos referentes ao rendimento e documentos pessoais para o Jugendamt da sua zona em Berlim.

Nota- Existe agora o Elterngeldplus que permite aos pais/mães trabalharem em part time e, desta forma, aumentarem a compatibilidade entre trabalho e família.

sábado, 8 de abril de 2017

Aniversário do Eduardo

Pensei em fazer algo especial para festejar o aniversário na escola do meu filho. Lá existe a regra de as crianças não comerem açúcar logo eu pesquisei e fiz pela primeira vez um bolo com tâmaras para adoçar. Apesar de toda a dedicação, o bolo não ficou com uma textura agradável (estava bom de sabor, as tâmaras foram uma surpresa e realmente substituem o ingrediente proibido). Acabei por não ficar satisfeita e o bolo ficou em casa (soube depois que no aniversário é permitido levar o bolo preferido do aniversariante para as crianças). 

Preparei fruta para levar e tentei que esta fugisse da habitual e escolhi morangos, amoras e physalis. Comprei também palitos de sal* que acompanham a fruta ao pequeno almoço (uma curiosidade é a estranheza da minha vizinha de cima que é da Macedónia quando soube que dão canja de galinha aos doentes em Portugal e no país dela comem palitos de sal para combater a má disposição).

Depois de o deixar na escola com os amiguinhos e educadores vim para casa preparar dois pães de ló, o bolo preferido dele. À tarde cantei-lhe os parabéns com a irmã várias vezes e abri o bolo com a forma do 2. Eles, eu e a minha mãe comemos o bolo quase todo mas o que ele mais gostou foi de tirar os carrinhos que estavam a decorar o bolo e brincar com eles no chão.
Mal  o pai chegou fomos diretos para um playground indoor espetacular (BIM & BOOM Kinderspielland
- falarei disso noutro post). Eles divertiram-se muito e nós também.

Em casa, depois de um jantar animado, cantamos duas vezes os parabéns com a família de cada lado a assistir no skype (estes dias são os que sentimos mais a falta da proximidade da família) e depois presentes (ela também teve direito a um) e dormir que o cansaço já era muito.










sábado, 1 de abril de 2017

Emigrantes


Via os pés inchados da minha mãe e o seu desespero quando se avizinhava uma enxaqueca provocada pelos barulhos das máquinas na fábrica. Observava as costas curvadas do meu pai e a aspereza das suas mãos cravejadas de calos provocados pelo manejar repetitivo das ferramentas.


- Estuda para nao ires para tras de um balcão!

- Agarra-te aos livros para seres alguém na vida!

- Aplica-te para teres uma vida diferente da nossa!


Cresci a ouvir isto e acabei por acreditar nestas palavras. Segui o conselho de quem sabia muito mais do que eu. Depois de tanto sacrifício  tinha o tão desejado canudo mas vi todas as promessas também por um canudo. 

Os dias continuavam iguais, naquela mesmice de sempre, mas já não podia ver os meus pais sobrecarregados com as minhas despesas, na mesma labuta diária. 

O meu colega que tinha ido para fora sugeriu-me um site de emprego onde me perdi na pesquisa. Viver e trabalhar fora de Portugal... Nunca pensei nisso, certo como estava do futuro risonho prometido!

Notei-me cheio de curiosidade e com vontade de aceitar o desafio. Estava pronto, um clique pôs tudo a mexer e rapidamente estava de malas prontas no aeroporto. 

Os meus pais estavam de rastos, ver o seu único filho partir partia-lhes o coração. 

Disfarçavam conforme podiam e, encorajadores, diziam-me que tudo ia correr bem. Naquele momento, estava eu vazio de coragem e cheio de vontade de me esconder debaixo das saias da minha mãe.

O trabalho novo, a casa nova, os colegas novos, uma realidade totalmente nova! 

O faz tudo era eu e as línguas que falava ajudavam-me a cumprir tudo na perfeição. 

Usava o trabalho e os momentos de lazer com os novos amigos para  esquecer e matar as saudades. Também eu estava a ficar esquecido, nos e.-mails cada vez mais espaçados ou nos comentários às minhas fotos no facebook esporádicos ou quase inexistentes. 

Gradualmente, ia-me sentindo melhor e aquela independência era um sentimento estranho e empolgante. Ao fim de seis meses, quando voltei, o miúdo da partida não era o da chegada , eu tinha mudado e também a minha visão do mundo. O meu olhar era critico, o dedo apontado e a desigualdade entre dois mundos totalmente diferentes era cada vez mais notória.

 Ao fim de algum tempo no meu país, estranhamente, detetei em mim a inquietude, a ansiedade por voltar ao país que a cada dia se ia tornando mais meu...

Outros emigrantes aqui


Ter um filho em Berlim (solicitar o Kindergeld)


Post sobre gravidez aqui, aqui e aqui
Post sobre parto aqui
Post sobre como obter o certificado de nascimento aqui

O kindergeld é um pagamento mensal para a criança correspondente ao abono de família em Portugal. É atribuído às crianças alemãs que vivem na Alemanha e às não alemãs que possuem uma autorização de residência na Alemanha válida.
O valor é pago a um dos pais até a criança ter 18 anos ou até aos 25 se continuar a estudar. Se tiver mais que 18 anos e viver noutra casa o dinheiro será pago diretamente à criança. No caso da criança estar desempregada ou a trabalhar menos que 20 horas por semana, a mensalidade mantém-se até aos 21 anos e durante um período ilimitado se se tratar de uma deficiência incapacitante.
O valor mensal dependerá do número de filhos. Em 2017 é de:
1º e 2º filhos - 192 euros
3º filho- 198 euros
4º e seguintes- 223 euros
Quando receber as certidões de nascimento, virá um papel com Kindergeld no cabeçalho, que juntamente com o formulário (os serviços disponibilizam-no em português aqui) devidamente preenchido deverão ser enviados para (moradores em Berlim) Familienkasse- Berlin Brandenburg 14465 Potsdam. Posteriormente (poderá demorar bastante tempo), receberá uma carta com a resposta.  .
A data de pagamento dependerá do último número do kindergeld atribuído ao seu pedido aquando da entrada nos serviço: quanto mais baixo for este, mais cedo no mês será pago o kindergeld.