Religião em Berlim
Distribuição
Berlin foi considerada a capital mais ateista da europa uma vez que quase 60 % dos seus habitantes não estão inscritos como sendo de nenhuma religião. Dentre os restantes 40%, 30% são cristãos, 8% são muçulmanos, 1% são judeus e 1% são de outras religiões, como o budaismo ou o hinduismo.
Os cristãos dividem-se em: 18,7 protestantes, 9,1 católicos romanos e 2,7 % ortodoxos. Numa festa de São Martinho no jardim infantil dos meus filhos fomos em procissão de lanternas da nossa igreja até outra igreja que era um pouco diferente mas com um altar parecido e a imagem de Cristo muito presente. Era uma igreja evangélica que é basicamente a união dos luteranos e reformadores (protestantes). Existe ainda a igreja ortodoxa e aquela à qual pertenço igreja católica romana. Apesar de algumas diferenças, todos estes cristãos identificam Jesus Cristo como o filho de Deus que se tornou homem e salvador dos pecados da humanidade.
Feriados em Berlim- 2017
Os cristãos atribuem importância acrescida a determinados dias do ano, o que está ligado a acontecimentos na vida de Cristo, como o Natal, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Dia de corpo de deus, Dia de reis. Isso influencia os feriados em 2017 que são os seguintes (Berlim é uma das regiões com menos feriados, noutras regiões da Alemanha em que há mais influêcia do catolicismo é feriado, por exemplo, o dia de Corpo de Deus, o dia da Assunção de Nossa Senhora-15 de Agosto, o dia de todos os santos e até o dia 6 de Janeiro-Dia de Reis):
- ano novo- 1 de Janeiro- Neujahrstag
- sexta feira santa- 14 de Abril- Karfreitag
- segundo após a Páscoa- 17 de Abril-Ostermontag
- dia do trabalhador- 1 de Maio- Tag der Arbeit/Maifeiertag
- ascenção de Jesus- 25 de Maio- Christi Himmelfahrt
- pentecostes- 5 de Junho- Pfingsmontag
- dia da união alemã- 3 de Outubro- Tag der deutsch Einheit
- dia da reforma protestante- 31 de Outubro- Reformation Tag
- dia de Natal- 25 de Dezembro- 1 Weihnachtstag
- dia após o Natal- 26 de Dezembro- 2 Weihnachtstag
saiba aqui como funciona o comércio aos domingos em Berlim
Feriados religiosos
A ascensão de Cristo é comemorada 40 dias após a Páscoa (sempre a uma quinta feira) e refere-se ao momento em que Cristo ressuscitado sobe aos céus perante onze dos doze discipulos. A tradição extra oficial em Berlim e noutras zonas consiste num dia dos pais-Männertag muito esquisito em que homens (pais ou não) se juntam em grandes grupos, saem às ruas e apanham uma grande bebedeira (por isto, estas prendas nos panfletos de supermercado).
Em Portugal numa vila na zona oeste onde trabalhei era feriado municipal nesse dia. Naquela região do país, há a tradição da festa da espiga na qual se vai apanhar um ramo com várias flores campestres, cereais e raminhos de oliveira e este é colocado atrás da porta, sendo apenas substituido no ano seguinte.
O pentecostes comemora a descida do espirito santo sobre Maria e os discipulos e celebra-se 50 dias depois do domingo de Páscoa. No sul da Alemanha faz-se uma festa na qual se levam os animais para as pastagens onde ficarão até ao fim do Verão. Em Berlim, tem lugar o carnaval das culturas, um gigantesco desfile em que se celebra a diversidade cultural da cidade com representantes de vários países (este ano não tive oportunidade de ir porque o meu filho ficou adoentado mas para o ano irei e vou filmar para vos mostrar).
O dia da reforma protestante- 31 de Outubro é feriado em toda a Alemanha em 2017 porque fazem 500 anos que Martinho Lutero pregou as suas teses à porta de uma igreja, iniciando assim a reforma protestante (a igreja cristã protestante tem muita influência na alemanha e é em Berlim a que agrega um maior número de pessoas).
O mais importante é que na alemanha existe liberdade de fé e religião e em certas condições as religiões podem instituir-se como empresas e inclusivamente cobrar imposto. Quem estiver registado como católico, protestante ou judeu paga cerca de 5% do seu rendimento para a respetiva igreja.
Calendário liturgico
De seguida, coloco aqui a fotografia dum calendário liturgico que está afixado na escola dos meus filhos que é gerida por uma instituição que pertence à igreja católica romana.