quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Super Ibérico



O super Ibérico é um supermercado em Berlim que vende produtos portugueses, brasileiros, espanhóis e da américa latina. Consegue-se facilmente encontrar uma grande variedade de vinhos e azeites portugueses, bebidas alcoolicas (brandy, uisque, tequila, licor, cervejas) e não alcoolicas (compal, sumol, água das pedras, guarana), bacalhau, presunto, chouriço, queijos, peixe, polvo, marisco e salgadinhos (bolos de bacalhau, rissois, pão de queijo) congelados, feijão preto brasileiro, tremoços, gelatina, farinha e fermento para bolos, farinha de mandioca, batata palha, bolacha maria, torrão, papas para bebés como Nestum e Cerelac. Além disso, vendem-se alguns utensílios de cozinha, como loiça de barro vermelho e recipientes para preparar a paella. Tem também um snack-bar com o café expresso típico português e bolos/pastéis, como natas, queques e bolo de arroz. Durante o almoço servem-se, também típicas refeiçoes portuguesas como bacalhau com broa, feijoada, migas com carne de porco...

Este supermercado fica situado bem no centro de Berlim, em Mitte na morada Markgrafenstrasse 68 10969 Berlin. 
O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8 às 19 horas e aos sábados das 10 às 17 horas. Tem um estacionamento gratuito para todos os clientes e apenas aceita pagamentos em dinheiro ou em ec card. 
Não é propriamente barato mas vale a pena a visita, quer seja pela decoração típica, pelos produtos ou pela refeição. Aconselho o bacalhau com broa ou a feijoada (sexta-feira) e no final um delicioso pastel de nata (polvilhado com canela) e um aromático café. Garanto que não se arrependerão...   

sábado, 18 de novembro de 2017

São Martinho na Alemanha


Todos conhecem a história de S. Martinho mas o que provavelmente não sabem é que ele nasceu na área que hoje pertence à Hungria e que com 15 anos já lutava no exército romano. Por volta dessa altura, ele teve o ato caridoso de dividir a sua capa com um pedinte que, doutra forma teria morrido de frio. Nessa mesma noite, ele sonhou que o pedinte era Jesus Cristo que lhe falou e lhe agradeceu a sua boa ação. Depois deste acontecimento, S. Martinho abandonou a vida militar, foi batizado e passou a professar e divulgar a fé católica.
Mais tarde, as pessoas da cidade de Tours (atualmente França) queriam que ele fosse o seu bispo mas o modesto S. Martinho achava que não merecia tal honra e escondeu-se perto dos animais. Diz-se que os gansos fizeram tanto barulho que o denunciaram e, consequentemente, ele tornou-se bispo de Tours e o ganso teve que  pagar, comendo-se desde então assado no dia de S. Martinho. Outra explicação é que os gansos entraram na igreja e com o seu ruidoso grasnar interromperam o sermão do recém eleito bispo e foram assados como castigo. Outra tradição que explica o ganso de s. Martinho tem a ver com a agricultura. O dia 11 de Novembro era o dia do pagamento das rendas aos proprietários das terras, que era quase sempre feito em géneros, tais como, gansos que estavam nesta altura prontos para serem mortos e assados.
S. Martinho foi bispo durante 30 anos, levou uma vida livre de prazeres e conforto material e dizem ter feito muitos milagres. Morreu no dia 8 e foi sepultado no dia 11 de Novembro e, posteriormente canonizado pelo papa. Tornou-se o padroeiro de várias profisoes, nomeadamente, soldados, cavaleiros, produtores de vinho e também o santo dos mendigos.


Outra tradição desta época é a Procissão de lanternas (Laternen Umzug). No dia 11 de Novembro, as crianças percorrem as ruas com as suas lanternas coloridas e brilhantes. Estas são de papel, têm formas e decorações diferentes e possuem uma vara com uma luz led na ponta (Laternenstab).
Desde sempre, a luz teve um signficado especial para os cristãos. Ao contrário das trevas que simbolizam o diabo e o mal, a luz  representa Deus e a santidade de Cristo. Por isso, faziam-se procissões de luz que ocorriam na noite antes dos grandes festivais e, por outro lado, substituiam os grandes fogos (remanescências do festival pré-cristão de ação de graças) que na altura eram muito criticados pelas casas serem feitas de madeira.  Por volta do séc. XIX surgiu a ideia de dar as crianças lanternas e em alguns locais da Alemanha retrata-se a história de S. Martinho. No início da procissão vai um homem num cavalo que representa o soldado romano e, no fim o mesmo corta a capa ao meio e dá-a ao mendigo, inspirando-se no ato generoso de S. Martinho.

Além do ganso de S.Martinho e o desfile de lanternas existem ainda os cânticos de S.Martinho. As crianças vão de porta em porta e recebem bolos e guloseimas. Levam também as lanternas com eles. Isto é mais comum no oeste da Alemanha, na  zona conhecida por Rhineland. Esta tradição tem as suas raizes na época das colheitas e no fato das crianças pobres aproveitarem ser a altura que os agricultores tinham os armazéns cheios de produtos para pedir.

O dia deste santo é comemorado em toda a Europa mas os historiadores encontram ligações muito especiais deste dia com os costumes alemães. O S. Martinho também se comemora desta forma na Aústria, Suiça e no sul do Tirol.



terça-feira, 7 de novembro de 2017

Parque Vitória em Berlim

O Viktoriapark é um parque urbano onde predomina o canto dos pássaros e o contacto com a natureza, de tal modo que esquecemos que estamos em Berlim.

História


O arquiteto Schinkel criou um monumento neo-gótico de ferro que pretendia lembrar da campanha vitoriosa sobre Napoleão Bonaparte, o Neoclassical National Denkmal für die Befreiungskrieg. Este foi colocado no topo da rebatizada na altura Kreuzberg (montanha da cruz- o ponto natural mais alto no centro de Berlin com 66 m- agora toda aquela zona se chama assim) e, durante algum tempo, não podia ser construído nenhum edifício que se sobrepusesse às vistas do monumento. Mais tarde, foi decidida a criação de um parque ao seu redor que foi chamado Viktoriapark, em honra da princesa de Inglaterra e consorte da Prússia e Alemanha (mulher do Kaiser Friedrich III). Foi construida uma linda cascata que começa nos pés do memorial e acaba na Kreuzbergstrasse inspirada nas quedas de água das Riesengebirge. O parque foi também adornado com belas estátuas.


Atualidade


O parque Vitória é um "pequeno" (12,8 ha) e romântico parque caraterizado pelo memorial nacional na sua parte central, mais alta (de baixo parece mesmo uma igreja com a cruz no topo) e por uma espetacular cascata bombeada artificialmente (só funciona na Primavera e Verão) mas que tem um aspeto natural, pitoresco e até selvagem com grandes rochas dispostas aleatoriamente. 
O Bier garten, Golgatha, é um bar durante o dia e transforma-se numa discoteca, onde pode relaxar, beber uma bebida ou dançar. 
Tem também 2 pequenas vinhas (em tempos idos, Berlim foi uma região produtora de vinhos) e uma delas produz 600 garrafas de vinho por ano.
Na parte norte do parque foi construido um grande parque infantil onde as crianças se podem divertir a subir em construções de madeira, escorregar ou deslizar num pequeno slide. Este parque infantil combina perfeitamente com a zona envolvente e torna-se até parte dela (os alemães são peritos nisso). Note-se que ao lado deste local existem WC com boas condições e sem taxa de utilização.
A topografia do local aliada a um design despretensioso resultou num parque com uma paisagem caraterística de montanha em que a cascata é ladeadas por árvores e arbustos e interrompida por pequenos terraços e miradouros, sendo completada na perfeição pelo memorial cimeiro.

Morada

O Viktoriapark localiza-se em Kreuzberg e a morada da sua entrada principal (onde acaba a cascata) é Kreuzbergstrasse 15   10965 Berlin.  Sendo um parque público, não possui bilhete de entrada.




domingo, 5 de novembro de 2017

Tecnologia dos anos 90


 A primeira vez que vi uma espécie de computador que se ligava à televisão, um Spectrum ZX (o tempo que aquilo demorava a arrancar), tinha, se bem me lembro, perto de 10 anos e entusiasmava-me a jogar o pacman à vez na casa dos meus primos, aquele bonequinho comilão e redondo parecido aos emojis de hoje tinha efeito viciante e hipnotizante sobre mim e, depois as frutinhas que davam pontos e os fantasmas que nos perseguiam...

Mais tarde, tive um Mega drive e jogava o Sonic the Hedgehod. Foram muitas tardes divertidas na companhia do porco espinho mais rápido do universo  que enfentava desafios e inimigos para salvar animais.

 A minha irmã chegou a ter um Tamagochi, sempre a reclamar a nossa atenção, sob pena de se finar de vez se não corressemos para o alimentar, dar carinho ou banho.

Não consigo explicar o delírio quando recebi o tão aguardado Walkman (What?- perguntam os jovens que nasceram após o ano de 1990) azul e a cassete dos Onda Choc no Natal  e com ele veio a liberdade fantástica de ouvir a minha música preferida na rua (Ele é o rei com música dos Four non blonde estava no topo das preferências).

Também tive uma Aparelhagem (adoro este nome) gigante com duas colunas igualmente gigantes que ocupavam parte do meu quarto. Poupei da semanada religiosamente até perfazer a soma de 30 mil escudos. Um dos primeiros Cd's foi-me oferecido pelo meu tio, Tempo do Pedro Abrunhosa e outro pela minha mãe, Keep the faith da banda do momento Bon Jovi. Aumentava o som através do comando, até as colunas começarem a vibrar (claro está que os meus pais não estavam em casa quando o fazia). 


Eu e a minha irmã íamos com o nosso pai ao único clube de vídeo da cidade e traziamos sempre os filmes do Superman ou do Indiana jones porque eram os únicos que existiam em formato beta e sonhávamos em ter um Videogravador VHS, pois já conheciamos bem de mais as aventuras e desventuras do explorador e do super herói e queriamos alargar as nossas escolhas. 

Disputávamos também um Game boy com fundo verde, e jogos a preto e branco e a maior diversão era o tetris. 

A primeira vez que me deparei com umas Escadas rolantes foi numa férias em Lisboa aos 11 anos (era assim já quase uma moçoila quando me estreei na capital) numa estação de comboios. Lembro-me perfeitamente da minha prima mais nova, Inês ficar tão fascinada que tivemos que repetir " a viagem" várias vezes, para cima e para baixo.

Tinha uma televisão velhinha na cozinha dos meus pais que mudava de canal quando as moscas pousavam nos botões e a animação que houve no dia que a grande inovação tecnológica Televisão a cores entrou na nossa casa.
Ficávamos entusiasmados com botões, escadas rolantes, comandos de televisão, carros telecomandados, robots...

A ideia deste post surgiu-me dum episódio sucedido há um par de dias: Fui ao supermercado num  outro carro e a Inês pediu-me para abrir o seu vidro traseiro porque estava abafado no interior. Eu disse-lhe que não conseguia e ela perguntou pelo botão, eu expliquei-lhe que tinha que rodar a manivela (tive que lhe indicar o que era isso e como proceder). Quando o vidro começou lentamente a baixar ela exclamou, arrebatada e em êxtase:  
- Isto é mesmo muito fixe, mãe!!!

Está tudo dito, não acham?


Fotografia de um Game boy retirada da Internet

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Comemorações


Com a entrada da Inês na escola tudo o resto ficou um pouco para trás e o blog também. Ela fez 6 anos e houve piscina de tarde e festa no dia com um bolinho e depois, no fim de semana, com a família alargada no mesmo sítio do ano passado (clique aqui). Ela adorou, especialmente porque tinha além do irmão para brincar, 2 amiguinhas e um primo da mesma idade! Muitos parabéns meu amor. Quero que sejas sempre muito, muito feliz... 




Vou transcrever de seguida uns versos que a minha mãe escreveu para a Inês no seu terceiro aniversário (de vez em quando, ela pede-me para lhos ler)

Aniversário dos 3 anos da minha querida inês

Querida Inês

Fazes hoje três aninhos, 
Três promissoras primaveras...
Meu Deus, como o tempo passa depressa!
Parece que ainda ontem 
Estávamos à tua espera
Ao sol, deitados na praia 
Onde cada onda desmaia,
A ver o seu vai-e-vem
Com os olhos postos no infinito,
O coração tão contrito
À espera da notícia que vem...
O telemóvel tocou...
Nosso coração palpitou, 
Tão forte era o seu bater
Que era difícil descodificar
O que me estavam a dizer:
"-Sim, a menina já nasceu!"
...Sem palavras senti tanta alegria, 
Uma total felicidade!
Só depois me apercebi 
Que era já avó de verdade!
Um sentimento tão doce, 
mesclado de amor e ternura, 
Com uma funda emoção
Tudo de forma tão pura
Neste completo arrebatamento
Um choro de bebé recém-nascido
Entrou então nos meus ouvidos
Qual música inebriante...
Tive a plena perceção 
Que ria meu coração
De forma tão veemente!

Era a minha netinha 

Que mostrava a sua força,
A vontade de viver, seu vigor
E o meu coração cheio de amor
Exultava de tanto contentamento.
Crescia, um mês, outro mês
Era a nossa queria Inês
Cada dia mais bonita
Branquinha e redondita
Com dois lindos olhinhos
Grandes, brilhantes, azulinhos
(esverdeados e cinzentinhos?)
Mas que lindos que eles são!
Maiorzita, os cabelinhos 
Todo, todo aos cachinhos
E cada dia mais loirinhos!
Foi sempre, é e será
A nossa querida inês
Uma benção do Céu 
Para todos, todos nós:
Pais, tios, primos e avós
Ainda tem a felicidade 
De ter duas ternas bisavós.
Ela é a nossa estrelinha
Da manhã, sempre a brilhar
Dá tanta luz à nossa vida
Sempre a cantar e a falar
E uma resposta acertada
Está pronta para nos dar!
Agora para terminar
Peço a Deus que ano a ano
Aqui nos voltemos a encontrar
Peço à estrelinha da sorte
Que ilumine teu caminho
Que o Anjinho da guarda
Te acompanhe com carinho
De todos e cada um de nós
Recebe um abraço e um beijinho.

Vovó Mimi
03/08/2014


Uma data que passou quase em branco pela proximidade da einschulungsfest da Inês foi os nossos 10 anos de casados no dia 8 de Setembro. Já passou uma decada...
Parece quase uma vida: tantos os momentos novos vividos e ainda continuo ávida pelos que estarão para vir e o mais importante partilha-los contigo, juntos e unidos como sempre com a família linda que construímos.
Ficamos à espera da prenda, aquela especial na Páscoa ou no Verão, uma prenda para ser desfrutada a quatro... 




quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Incêndios em Portugal (e não só)

Nas redes sociais leio discursos inflamados de uns e outros à procura de um bode expiatório e aqui o partidarismo impera. Uns vêem os atuais governantes como os maiores culpados, estando cegos pelo amor (ou outros interesses) a um partido. Outros sao rápidos a apontar o dedo à anterior ministra, esquecendo-se que estes dois partidos têm governado alternadamente há decadas. Pois, para mim a culpa é de todos e um pouco de todos nós que fomos pactuando com isto tudo. É algo que me impressiona: a falta de sentido critico, o colocar a simpatia partidária à frente do realmente importante e o não se exigir o melhor possível de quem nos governa ou desgoverna.

Os incêndios têm sido implacáveis, deixando um rasto de destruicao e morte por onde passam. Muito falhou na prevenção e no combate aos incêndios e, principalmente na proteção de bens e pessoas e muito precisa de mudar nesta questão dos incêndios e em muitas outras. Cabe ao povo português impor as alterações que se tornaram inadiáveis. O povo portugues tem que ser menos passivo e conformista. Tem que perceber o seu real poder. Tem que protestar mais e sair as ruas. Tem que acordar da letargia em que se encontra e dizer BASTA. Tem que mudar o discurso do não vale a pena. Tem que acreditar que todos unidos somos mais fortes.  Tem que olhar para além das suas fronteiras e ver que é possivel fazer mais e melhor. Tem que perceber que a contribuição de cada um de nós pode fazer a diferença. Estamos prontos a juntarmo-nos na solidariedade a quem precisa, porque nao fazer o mesmo para mostar desagrado e reivindicar mudancas?

Aqui em berlim éramos 9 pessoas, em frente aos Portões de Brandenburgo, contando também com 4 crianças. Talvez mais por elas saímos de casa e enfrentamos uma chuva miudinha, para que percebam que a responsabilidade cívica deve ser uma prioridade e para lhes darmos o exemplo de cidadãos interventivos e conscientes.
Chamem-nos idealistas e inocentes mas chegamos a casa com a alma leve de quem sente que cumpriu o seu dever.


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

90 segundos de Ciência


O meu curso é na área das ciências (clique aqui) mas tenho uma paixão por escrever e por línguas. Sou uma apaixonada por ciências mas com uma perna (ou mais) nas palavras. 
Descobri, pela mão duma senhora que foi minha professora na Universidade os 90 Segundos de Ciência da Antena 1. Não ouço muita rádio portuguesa e fiquei surpreendida. Adorei o modo como de forma sucinta são comunicados resultados de estudos pelos próprios autores ou co-autores dos mesmos de uma forma breve e clara, facilmente descodificável por leigos. 
Duas vezes por dia na Antena 1, antes das onze da manhã e antes das sete da tarde, havendo espaço para todos: das ciências sociais às ciências exatas, passando pelas humanidades. E assim se faz boa divulgação científica em Portugal...

Para ouvir on line carregue no link seguinte:
http://www.90segundosdeciencia.pt/


PS- Vem a propósito: deixo a dica da Rádio Miúdos, uma rádio para crianças de todas as idades com programas muito interessantes e música diferente mas muito agradável, que ouço online aqui.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

IGA em Berlim



A IGA-Berlin 2017é uma exposição internacional de jardins que está a decorrer em Berlim. Esta exposição está patente de 13 de julho a 15 de outubro e foi construida junto ao Gärten der Welt (clique aqui ou aqui para saber mais sobre o Gärten der Welt). Junto com o Gärten der Welt, a IGA engloba 104 hectares.
Foram construidos novos jardins temáticos, como um jardim ingles e muitos mais projetados por 9 famosos arquitetos paisagistas de vários paises, tais como, Reino Unido, China,  Austrália, Brasil, Líbano, Tailândia, Alemanha, Chile e África do Sul. Estes jardins contemplam uma visão do mundo com um twist contemporâneo e são complementados com cenários paisagísticos modernos.
Pode também desfrutar da calma na promenade aquatica que são vários jardins interligados cujo elemento principal é a água. Esta surge de fontes borbulhante ou  cai numa espetacular cascata da altura de 6 metros, o que aliado ao fato de estarem localizados no extremo sul do espaço numa zona protegida,convida-nos a sentar e a meditar.
Tem também 3 grandes espaços cobertos onde pode usufruir de variadas espécies de plantas, as quais irão variando ao longo do tempo. A Inês adorou ver as plantas de coco, do arroz, da banana, do ananas, da cana do açucar, da manga e outras plantas tropicais que nunca tinha visto. No dia 9 de Julho estava a decorrer um desfile de noivas com ramos muito criativos e uma exposição de decoração para casamentos.
Existe um anfiteatro com capacidade para 5 mil pessoas que oferece espetáculos variados durante a IGA.
Foram construídos também variados parques de diversão para crianças e adultos. Eles estão interligados e no seu conjunto oferecem uma história coerente. Nós estivemos num parque aquático de água que tinha uma baleia gigante  e é claro que os nossos filhos aproveitaram para tirar a roupa, molharam-se e divertiram-se bastante (estava muito calor). Ficamos com pena de não ir aos parques de diversão que continham as formigas gigantes, os tubarões brancos... Para adultos entusiastas do desportos existem também equipamentos em sete locais diferentes.
Para algo mais radical, pode usufruir dos carrinhos em carris que descem a velocidades que atingem 40 km por hora a colina Kienberg.
No entanto, a grande novidade (existiu algo semelhante em 1957 noutra exposição) em Berlim é um teleférico que está permanentemente a circular desde uma das entradas até ao topo da colina referida  (onde se localiza uma estrutura alta de onde se pode observar a IGA e a própria cidade de Berlim a 102 m de altura) e da colina até à outra entrada. Cada cabine leva 10 pessoas e circula a uma altura de 25 a 30 metros, demorando 5 minutos. Esta estrutura pode ser usada as vezes que quiser e o preço está incluido no preço da entrada da exposição. O valor da entrada são 20 euros por adulto e 5 euros para crianças do 7 aos 17 anos. O horário é diariamente das 9 as 20 h, sendo que a bilheteira só vende bilhetes até às 19h. O IGA tem várias entradas: Kienbergpark- Hellesrsdorfer strasse 159 (acesso ao teleférico); Gärten der Welt- Blumberg Damm 44 (acesso ao teleférico); Elsenacher Strasse e Ausgang Süd..
























quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Parque britzer


Quando a minha mãe nos vem visitar a Berlim tento diversificar os sítios a ir e mostrar-lhe um pouco da cidade fora dos circuitos turísticos. Escolhi o parque Britzer's Garten  porque nunca tinhamos ido e este jardim foi escolhido em 2002 como um dos 10 mais bonitos em toda a Alemanha.
Este parque foi construido para uma grande exposição de jardins no ano de 1985 e  tem 90 hectares de puro relax: o jardim das rosas, o jardim das bruxas com ervas arómaticas e informação sobre as suas aplicações, um lago enorme com uma ponte que me chamou a atenção por ter várias piramides, fontes enquadradas numa paisagem maravilhosa, uma estrutura em forma de ouriço com um restaurante, vários parques infantis, um comboio que percorre todo o parque e, nos meses mais quentes do ano, tem animais da quinta. É de referir ainda que no parque existe o maior relógio de sol da Europa, um dos dois moinhos de vento completamente operacionais em Berlim e a aldeia de barro dos anões chamada Makunaima.
Até vi uma parte que tinha umas plantas que me pareceram videiras (nunca tinha visto na Alemanha). Além disso, o parque oferece regularmente concertos, workshops, eventos, oferta gastronomica variada e vários festivais tais como o festival das tulipas (Tulipan) e o das dálias.
Durante a segunda quinzena de Abril e primeira de Maio (se o Inverno for ameno, as tulipas florescem mais cedo; se for mais frio, as tulipas só estarão no seu esplendor máximo em Maio) ocorre o Festival das tulipas ( Tulipan ) em que pode admirar belos canteiros (algumas brotam no meio da relva) com muitas tulipas de cores e espécies diferentes, juntamente com outras flores que tornam este um espetaculo muito apreciado.
Fomos no dia 9 de Abril e já existiam canteiros com muitas flores coloridas e até algumas tulipas abertas mas durante toda a Primavera e Verão existirão sempre flores diferentes para admirar e a visita compensará.
Desde inicio de Setembro até meio ou fnal de Outubro, o parque Britzer tem o festival da dália (Dahlienfeuer) em que se pode deleitar com dálias de espécies, formas, tamanhos e cores diferentes. As dálias não suportam baixas temperaturas, por isso, se a temperatura baixar muito, as dálias murcham. No Tulipan e no Dahlienfeuer o bilhete de entrada custa 3 euros.
O Britzer Garten localiza-se na Sangerhauser Weg 1 12349 Berlin na parte sul de Berlim e tem outras entradas como pela Mohriner Allee ou pela Buckower Damm 146. As bilheteiras estão abertas diariamente entre as 9h e as 20h entre Abril e Setembro, das 9h às 18h nos meses de Março e Outubro e das 9h às 16h entre Novembro e Fevereiro. O preço da entrada é 2 euros para adulto, crianças dos 6 aos 14 é 1,5 euro, crianças com deficência é 1 euro. Outra nota importante: não sao permitidos cães, bicicletas nem grelhados neste parque.













domingo, 24 de setembro de 2017

Einshulung em Berlim (parte II)


Numa tentativa de dar as mesmas oportunidades a todos, a entrada na escola no primeiro ano é obrigatória. Li no jornal que retiraram vários filhos a uns pais que insistiam em ensinar-lhes em casa por motivos religiosos. Para quem quiser saber os passos a dar antes da entrada na escola clique aqui.
O início do ano escolar para as crianças ocorre depois da einschulungsfest. Esta festa baseia-se numa primeira apresentação da escola e da professora às crianças e à sua família. Normalmente, os alunos mais velhos fazem uma apresentação de dança ou das atividades desenvolvidas na escola e depois cada professora chama os seus alunos e juntos vão para a sua sala onde lhes será apontado o seu lugar durante o ano e onde terão uma pequena conversa. Percebi que para os alemães é um marco importante e que é muito festejado, havendo até famílias que se reunem como se fosse um pequeno casamento. As roupas são escolhidas cuidadosamente e é motivo para desejarem um bom começo de aulas ou um divertam-se no einschulungsfest (viel Spass). 
Algo que é essencial a uma criança que vai entrar na escola é um Schultüte que é uma espécie de um cone  que pode ser feito manualmente ou comprado onde os pais colocam as prendas que querem oferecer aos filhos, normalmente doces, material escolar, pequenos brinquedos, um relógio ou um porta chaves. 
Outra coisa que as crianças precisam é uma Schulranzen que é uma espécie de mochila mas quadrada, almofadada e bastante cara (o preço vai dos 60 até aos 240 euros). Comprei a da Inês numa loja que só tem mochilas e malas- Ranzenfee & Koffertroll cuja morada é Carreé Seestrasse Oudernared Strasse 16 13347 Berlin mas também podem adquirir online no site. Normalmente, estas mochilas já trazem um porta lápis recheado e um saco separado para levar o material para a aula de desporto.
Todas as crianças estudam da parte da manhã começando às 8h e acabando as 13h, aproximadamente mas a maior parte das escolas oferece um serviço de acompanhamento durante as férias ou durante as horas (de manhã cedo ou ao fim da tarde) em que os pais têm que ir trabalhar (Hort). No entanto, é necessária uma inscrição previa. Neste período as crianças desenvolvem atividades, brincam e estão entregues à educadora (Erzieher). Existem muitas educadoras nas escolas básicas e são elas que acompanham as crianças no almoço, nas aulas de trabalhas manuais, no recreio...









segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Portugal 



São 5 horas e 20 minutos. É verão (apesar das baixas temperaturas e do chão molhado) e, por isso, a esta hora já se vê uma luzinha tenue. Ainda não é completamente dia mas também já não é noite, estamos no limbo. 
A agitação é muita na estrada à frente de casa e o turbilhão de carros sucede-se quando o sinal se torna verde. 
Estou com insónias e na rede social que acabei de desligar, repetem-se as notícias da imprensa internacional sobre Portugal e sobre a recuperação fantástica da economia, a redução brutal do deficit, o retorno do investimento, a diminuição do desemprego... Apontavam Portugal como o exemplo do fracasso da austeridade e como a alternativa a seguir. Estou com esperança que este não seja um período de vacas gordas que desemboque em mais austeridade e bancarrota. Quero acreditar que o meu país está no caminho certo e as ruas do Porto (que visitei duas vezes nas férias) cheias de estrangeiros de várias nacionalidades ajudam-me a ter fé nisso. Procuram o sol, o mar, a hospitalidade, a comida, a segurança que lhes faltam em outras paragens e vêm aos milhares. É vê-los a percorrerem a rua de Santa Catarina e a encher de vida o velhinho Bolhão. Em conversa com uma das vendedoras do famoso mercado percebi que esta agitação não é só no Verão mas todo o ano e que, de noite, a Baixa, antes deserta, parece um São João (palavras da senhora). 
Apesar de algumas desvantagens, o turismo é uma das áreas a apostar num futuro que se quer próspero e de economia forte. Penso muito nessa possibilidade, ando atenta às oportunidades e leio sobre benefícios fiscais aos estrangeiros que pretendam morar em Portugal. E os Portugueses, que têm e criam filhos longe e assim aumentam a taxa de natalidade e contribuem para o rejuvenescimento e a renovação de gerações, tão precisos em Portugal? Por que não apostarem no apoio a esses que querem voltar, criar o seu próprio negócio e instalarem-se no país que nunca deixou de ser o deles?




sábado, 2 de setembro de 2017

Relação entre irmãos

O Eduardo queria um brinquedo, a Inês não lho dava e ele levantava a mão e batia. Nervoso e irado, reagia dessa forma. Ela, sempre receosa  ficava-se algumas vezes mas noutras respondia na mesma moeda (nunca o magoava a sério, ciente que estava da diferença de forças e idades). Eu tentava que eles resolvessem sozinhos o conflito mas a certa altura tinha que intervir. Estava armada a confusão, com choro e tudo à mistura.
Há já alguns meses, a Inês, esperta e matreira, aprendeu que não é com vinagre que se apanham moscas e, quando o irmão quer algo, ela dá-lhe mas logo a seguir procura algo que ele queira e mostra-lhe. Com sorte, ele ao fim de algum tempo larga o que tinha na mão e ela fica vitoriosa com o brinquedo. 
Percebeu também que já pode brincar com o irmão e que ele é um seguidor fiel nas brincadeiras, alinhando em tudo. Ele venera-a e é muito meigo com ela e ela protege-o e defende-o muito e disse-me há uns tempos que o Eduardo era o brilho dos olhos dela! Eu derreto-me quando os vejo juntos...
Agora que a escola da Inês ainda não começou, custa mais ao Eduardo ficar na escola sem a irmã (vai ter que se habituar a ir e a ficar sozinho) e ela sente a falta dele e até já me confessou, com um ar de tédio:
- Ficar sem o Eduardo é muito chato...
A relação deles também sai fortalecida por estarmos aqui sem a restante família mas só espero que conservem esta cumplicidade, amizade e companheirismo para sempre...





 


PS- Ás mães que pensam em ter o segundo filho, digo que avancem. Digo que os primeiros tempos serão complicados mas tudo se resolve com calma e paciência. Digo que o vosso coração transbordará com o surgimento de um inesperado amor fraternal. Digo que a casa cheia é mais importante que ser promovida no trabalho ou que ter a conta bancária recheada. Digo que vale mais ir de férias para uma praia em Portugal com dois do que para um destino distante com um. Digo que eles sairão enriquecidos e aprenderão sobre muitas coisas importantes, tais como, a partilha . 
 Digo que pensem nos vossos filhos e em quanto os estarão a privar ao decidirem não lhes
dar um irmão/ã  (termino dizendo que percebo perfeitamente quem decide ter só um filho, são escolhas válidas e cada um sabe de si e da sua vida).

sábado, 26 de agosto de 2017

Infertilidade masculina


Segundo um artigo do jornal Público de 27 de Julho de 2017 que se refere a um estudo publicado na revista Human Reproduction Updates, o número de espermatozóides em homens dos EUA, Europa, Austrália e Nova Zelândia tem vindo a diminuir mais de 50% entre 1973 e 2011. 
Os investigadores apontam as possíveis causas para esta redução nos países desenvolvidos, as quais parecem estar ligadas ao estilo de vida da sociedade moderna. Assim, as conclusões sobre as causas não são definitivas mas os cientistas apontam algumas pistas, tais como, o tabagismo e o stress materno que afetam o desenvolvimento do sistema reprodutor masculino no útero; o tabagismo; a obesidade; o sedentarismo; a exposição prolongada a produtos químicos, como pesticidas, nos alimentos e no ambiente. 
Referem ainda que resultados de estudos recentes defendem que uma baixa contagem de espermatozóides está associada a um aumento da morbilidade e da mortalidade, o que se traduz em sérios riscos para a saúde. Concluem ainda que este indicador pode ser um primeiro sinal de alerta dos efeitos do estilo de vida atual na saúde.   

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Amamentação



Amamento o meu filho de 27 meses. fomos mantendo esse miminho do adormecer na sesta da tarde (agora que estamos de férias e aos fins de semana) e da noite. Por vezes, quase não mama mas quando fica doentinho e não come o suficiente, a mama é um bom suplemento e o leite chega a sair com força. O pediatra tinha-me dito na consulta de 1 ano que só tolerava a amamentação até aos 18 meses mas ele não sabe e assume que já não o amamento. Penso que a amamentação contribuiu para que ele tenha entrado na creche e não tenha tido problemas a nível de saúde. Aquando do início da frequência na escola, com 20 meses, todos ficaram espantados por ele ainda mamar. Simplesmente, não é algo comum neste pais.
 Ele é inteligente, ativo, simpático e extrovertido, apesar de pequeno e magrinho (pesa pouco mais do que 11 kg). Na última consulta, verificou-se que ele baixou de percentil e vai voltar ao pediatra daqui por 3 meses para controlar o peso, O pediatra quer despistar doenças mas a minha opinião é que a hereditariedade e a entrada na creche estejam a ser determinantes. 
Quando fica com sono ele coloca a mão no meu peito em qualquer sítio onde esteja. Isso é algo que me incomoda porque acabo por ficar descomposta. Tirando isso, a amamentação tornou-se algo natural para mim.


Relação entre duração da amamentação e obesidade infantil


Li recentemente num artigo do jornal Público que segundo um estudo europeu, 60% dos bebés portugueses são amamentados por um período de 6 meses ou mais, período superior ao verificado na França, Grécia e Reino Unido. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre duração da amamentação e a introdução de alimentos sólidos com a obesidade infantil mas não foi encontrada uma relação segura entre estes. Deste modo, não houve dados consistentes que mostrem que uma reduzida duração da amamentação e uma diversificação alimentar precoce possam influenciar parâmetros  como a estatura, o excesso de peso, a obesidade e a quantidade de massa gorda, mesmo juntando dados de vários países. Os investigadores afirmam que existirão outros fatores que estão a contribuir para o aumento da obesidade infantil.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Religião em Berlim


Distribuição


Berlin foi considerada a capital mais ateista da europa uma vez que quase 60 % dos seus habitantes não estão inscritos como sendo de nenhuma religião. Dentre os restantes 40%, 30% são cristãos, 8% são muçulmanos, 1% são judeus e 1% são de outras religiões, como o budaismo ou o hinduismo. 
Os cristãos dividem-se em:  18,7 protestantes, 9,1 católicos romanos e 2,7 % ortodoxos. Numa festa de São Martinho no jardim infantil dos meus filhos fomos em procissão de lanternas da nossa igreja até outra igreja que era um pouco diferente mas com um altar parecido  e a imagem de Cristo muito presente. Era uma igreja evangélica que é basicamente a união dos luteranos e reformadores (protestantes). Existe ainda a igreja ortodoxa e aquela à qual pertenço igreja católica romana. Apesar de algumas diferenças, todos estes cristãos identificam Jesus Cristo como o filho de Deus que se tornou homem e salvador dos pecados da humanidade.


Feriados em Berlim- 2017


Os cristãos atribuem importância acrescida a determinados dias do ano, o que está ligado a acontecimentos na vida de Cristo, como o Natal, Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Dia de corpo de deus, Dia de reis.  Isso influencia os feriados em 2017 que são os seguintes (Berlim é uma das regiões com menos feriados, noutras regiões da Alemanha em que há mais influêcia do catolicismo é feriado, por exemplo, o dia de Corpo de Deus, o dia da Assunção de Nossa Senhora-15 de Agosto, o dia de todos os santos e até o dia 6 de Janeiro-Dia de Reis):


  • ano novo-  1 de Janeiro- Neujahrstag
  • sexta feira santa- 14 de Abril- Karfreitag
  • segundo após a Páscoa- 17 de Abril-Ostermontag
  • dia do trabalhador- 1 de Maio- Tag der Arbeit/Maifeiertag
  • ascenção de Jesus- 25 de Maio- Christi Himmelfahrt
  • pentecostes- 5 de Junho- Pfingsmontag
  • dia da união alemã- 3 de Outubro- Tag der deutsch Einheit
  • dia da reforma protestante- 31 de Outubro- Reformation Tag
  • dia de Natal- 25 de Dezembro- 1 Weihnachtstag
  • dia após o Natal- 26 de Dezembro- 2 Weihnachtstag
saiba aqui como funciona o comércio aos domingos em Berlim



Feriados religiosos



A ascensão de Cristo é comemorada 40 dias após a Páscoa (sempre a uma quinta feira) e refere-se ao momento em que Cristo ressuscitado sobe aos céus perante onze dos doze discipulos. A tradição extra oficial em Berlim e noutras zonas consiste num dia dos pais-Männertag muito esquisito em que homens (pais ou não) se juntam em grandes grupos, saem às ruas e apanham uma grande bebedeira (por isto, estas prendas nos panfletos de supermercado).
Em Portugal numa vila na zona oeste onde trabalhei era feriado municipal nesse dia. Naquela região do país, há a tradição da festa da espiga na qual se vai apanhar um ramo com várias flores campestres, cereais e raminhos de oliveira e este é colocado atrás da porta, sendo apenas substituido no ano seguinte.



O pentecostes comemora a descida do espirito santo sobre Maria e os discipulos e celebra-se 50 dias depois do domingo de Páscoa. No sul da Alemanha faz-se uma festa na qual se levam os animais para as pastagens onde ficarão até ao fim do Verão. Em Berlim, tem lugar o carnaval das culturas, um gigantesco desfile em que se celebra a diversidade cultural da cidade com representantes de vários países (este ano não tive oportunidade de ir porque o meu filho ficou adoentado mas para o ano irei e vou filmar para vos mostrar).


O dia da reforma protestante- 31 de Outubro é feriado em toda a Alemanha em 2017 porque fazem 500 anos que Martinho Lutero pregou as suas teses à porta de uma igreja, iniciando assim a reforma protestante (a igreja cristã protestante tem muita influência na alemanha e é em Berlim a que agrega um maior número de pessoas).
O mais importante é que na alemanha existe liberdade de fé e religião e em certas condições as religiões podem instituir-se como empresas e  inclusivamente cobrar imposto. Quem estiver registado como católico, protestante ou judeu paga cerca de 5% do seu rendimento para a respetiva igreja.

Calendário liturgico


De seguida, coloco aqui a fotografia dum calendário liturgico que está afixado na escola dos meus filhos que é gerida por uma instituição que pertence à igreja católica romana.