Enquanto navegava na Internet apercebi-me que a minha filha tem, na tonalidade dos olhos, uma alteração relativamente rara. E, quando fui ao espelho, vi que também a tenho, apesar de ter os olhos aparentemente castanhos. Vamos lá a ver de que se trata:
A heterocromia é um fenómeno que causa diferenças na cor dos olhos.
Existem três tipos de heterocromia, a central, a setorial, e a completa.
A heterocromia central acontece quando a íris possui dois ou mais círculos de cor em sua composição, como por exemplo, quando a pessoa possui olhos azuis, mas com um arco dourado externo ou perto da pupila. As pessoas que possuem esse tipo de heterocromia são chamados por alguns de “olhos de gato”.
A heterocromia setorial acontece quando a mesma íris possui duas cores diferentes, sendo que existe uma cor dominante e um toque de uma determinada segunda cor.
A heterocromia completa é quando os dois olhos possuem cores diferentes, como um olho verde e um castanho, por exemplo. Esse, talvez, seja o mais impressionante dos três tipos, pois causa mais estranheza e admiração.
Apesar de haver o componente genético envolvido, outros fatores podem causar a heterocromia, como a síndrome de Waardenburg ou lesões que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.
A heterocromia é relativamente rara. Segundo dados de uma pesquisa feita nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 11 pessoas em um quadro de amostras de 1000 pessoas são afetadas, o que não indica uma anomalia nem tem quaisquer consequências a nível de saúde. (informação retirada da internet)
Com a foto dos olhos da minha filha e a explicação, torna-se fácil identificar o tipo de heterocromia.
Sem comentários:
Enviar um comentário