domingo, 9 de outubro de 2016

A Maria Inês tem 5 anos. Ela é obediente e tímida, introvertida e fechada. Com as pessoas certas é muito carinhosa e meiga mas costuma limpar os beijos porque aqui na Alemanha não gostam de beijos e os colegas na escola fazem o mesmo. 

É preguiçosa, adora que a vistam e dispam e que lhe coloquem a comida na boca, demora eternidades a fazê-lo e estamos sempre a dizer para se despachar. 

Adora ir para o ballet, cantar, dançar e ver desenhos animados. 

No inicio do Verão começou com os medos, tem medo de  cobras, de escorpiões, de insetos e até diz que, de noite, quando olha para os casacos pendurados lhe parece um homem e fica cheia de medo. Temos que ter cuidado com o que dizemos à frente dela, tentar transmitir-lhe confiança e a minha mãe no Verão falava-lhe do anjinho da guarda antes de ir dormir, o que a acalmava muito (nós temos continuado).

Nota-se que tem ainda uma resistência à chegada do irmão e que ainda tem sentimentos contraditórios em relação a ele. Gosta de brincar com ele mas, por outro lado, tenta ter atenção, diz que gostava de ser um bebé e fala como um.

Escreve bem o nome dela, reconhece as vogais e algumas letras, conhece quase todos os números e consegue desenha-los. Pinta bem mas não desenha bem. Adora fazer exercícios de encontrar o caminho, de diferenças e de colar autocolantes. Gosta de ajudar nas tarefas domésticas e fá-lo bem.

É muito responsável e preocupada. Na noite antes de ir ao ballet pela primeira vez diz que não dormiu a pensar nisso e foi um pouco empurrada porque, até ao fim da primeira aula, dizia sempre que não queria.Não gosta de mudanças e fica nervosa e insegura quando tal acontece. Essa insegurança e o perfeccionismo dela faz com que nem tente fazer as coisas e diga à partida que não vai conseguir. Já apertou os cordões dos sapatos várias vezes mas, se não consegue à primeira, fica irritada e diz logo que não vai conseguir. 

É uma vorschule Kind (pré-escolar) e essa insegurança e timidez estão a prejudica-la na escola. Está um pouco atrasada na língua porque só brinca com os meninos pequenos, os quais entende mais facilmente e descobri porque não come na escola: disse-me, depois de muita insistência minha e de algum choro da parte dela, que não sabe comer como as outras meninas de garfo e faca. Para a idade dela acho que ela tem muita preocupação com tudo, tem muita auto critica e compara-se muito com as outras e o pior de tudo diz que elas são mais espertas. Este sentimento só pode advir do fato de ter chegado à escola com 3 anos sem falar uma palavra de alemão e, também da educação que teve mais à portuguesa, em que toda a gente lhe fazia tudo numa tentativa de a poupar e de lhe facilitar a vida. Isso aqui na Alemanha, um país em que as crianças se começam a vestir aos 18 meses e, no primeiro ano são incentivadas a ir sozinhas para a escola, não é muito comum. 

Espero que esta situação não venha a marcar a personalidade da minha Inês e ela possa ultrapassar este sentimento de inferioridade que ela tem.

Está alta e magrinha com umas pernas longas, cara comprida e com um leve tom rosado com uns lábios vermelhos muito bem desenhados. Tem os olhos mais lindos do mundo.






Sem comentários:

Enviar um comentário