terça-feira, 3 de junho de 2014

Desfralde

Tentei com 2 anos e 3 meses e não resultou. Comecei a vê-la muito relutante em sentar-se no potinho e, como não gosto de forçar, adiei. Provavelmente, se insistisse, ela iria acabar por se habituar mas a minha decisão foi esperar até ela estar preparada e me dar sinais disso.
Claro que, logo nas férias de Natal, tive de levar com a família a perguntar se ela ainda não tinha deixado a fralda e aquelas conversas típicas: a minha foi com 1 ano, a minha foi com 2 anos e foi muito fácil. Isso não me incomodou, até porque tinha sido aconselhada pela própria pediatra que me disse que o melhor seria não obrigar, que por vezes tinha até o efeito contrário.  Indicou-me os 2 anos e meio como a idade apropriada para tirar a fralda.Posso dizer que aguardar foi a melhor escolha que fiz, ela habituou-se em 3 dias, sem choros sem discussões sem dramas. Nunca me pediu a fralda, nunca a senti insegura, nunca a senti despreparada.
Tento proporcionar-lhe um ambiente estimulante e usar o elogio como forma de incentivo, no entanto, não pretendo que faça tudo antes do tempo, procurando que seja uma mini adulta. Acho piada às mães que na educação dos filhos se colocam como se estivessem numa qualquer corrida nos jogos olímpicos, sempre procurando ganhar a medalha de ouro. A que preço? Desrespeitando o ritmo e o desenvolvimento individual de cada criança.
Por isso, afirmo com orgulho, a Maria Inês deixou de usar fralda aos 2 anos e meio.

Sem comentários:

Enviar um comentário