segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Palavras que escrevi num papel no dia 22 de Março de 2020, horas antes de ser levada de ambulância para o hospital devido a uma crise de ansiedade: 


Toda eu tremo, levada por um medo irracional. Medo de perder entes queridos, medo de perder a minha vida tão feliz, medo do colapso de uma sociedade tão frágil. O medo é irracional

Eu qu sempre disse, sê racional,pensa nas coisas boas que tens, agradece a tua vida e mesmo que ela acabe agora, tu foste feliz, valeu a pena teres estado aqui 

Agradece estas papas de aveia aquecidas que te confortam o estômago

Agradece os teus filhos, tão queridos e meios, que te abraçam vezes sem conta

Agradece o teu marido que para te acalmar passou a noite acordado

Agradece esta casa, este teto em cima da tua cabeça

Agradece a tua família lá longe que te quer bem´

Tens tanto que agradecer e, no entanto, este cérebro  maluco teima em pensar em coisas más, em catástrofes, em hacatombes improváveis de acontecer

Susana e o seu cerebrozinho, pensavas que eras forte e dizias eu não me deixo abalar e cá estou eu, cheia de ansiedade por uma coisa que eu não posso controlar nem tão pouco combater

Fico em casa, sigo as indicações, tento manter-me mentalmente sã mas não é fácil porque o meu cérebro está a pregar-me partidas

O que fazer para ficar calma?

O que fazer para dormir de noite?

O que pensar?

Como poder acalmar a mente para dar descanso ao corpo?

Gostava de saber...

Entrego, confio, aceito, agradeço (escrevi 12x estas palavras)


Transcrevi este texto para me lembrar como estive (1ª vez que tomei medicação para doença mental), como a nossa sáude é tão frágil e para agradecer o agora em que estou bem.

sábado, 19 de setembro de 2020

 


Os alemães têm a tradição dos coros e a minha filha anda num coro infantil. Incentivada por uma coleguinha, inscreveu-se já há dois anos e gosta muito.
Apercebi-me que deixou de berrar e aprendeu a colocar corretamente a voz, que tem mais noção de como projetá-la, que aprendeu a cantar em grupo e que percebe melhor quando há ou não uma harmonia musical. Além disso, também tem aprendido técnicas de relaxamento e achei isso muito positivo mas o ano letivo começou com muitas regras e uma delas é que é proibido cantar ou falar alto.
Foram descobertos vários surtos em coros, o que motivou a realização de vários estudos e foi provado que o cantar ou falar alto propaga uma maior quantidade de partículas mais pequenas, que podem ser expelidas mais longe, o que contribui para uma maior probabilidade de transmissão do novo coronavírus. Eles levaram isto tão a sério que nem cantar os parabéns a uma criança no seu aniversário é permitido na escola.
Não sei se a DGS de Portugal vai fazer alguma recomendação nesse sentido mas já sabem nada de cantorias ou gritarias.
Nenhuma descrição de foto disponível.


Passeio de domingo

 Tudo isto começou num domingo de Agosto em que decidimos não ficar em casa a ver um filme.

 Estávamos fartos do confinamento mas mesmo assim não queriamos ir para um sítio cheio de gente. Andei a pesquisar e a cidade Wittenberg chamou-me a atenção: a 111 km de Berlim, uma cidade pequena com cerca de 50 mil habitantes. Chegados lá, deparamo-nos com nada mais nada menos que a cidade onde viveu Martinho Lutero, a partir de 1511 durante 38 anos. Ouvi nas aulas de História (onde já vão elas) que Lutero foi o fundador da reforma protestante e nada mais mas naquele dia fomos levados ocasionalmente a mergulhar no assunto. 

Lutero foi um monge agostinho que em 1517 (fez 500 anos em 2017 e foi feriado na alemanha inteira no dia 31 de Outubro) pregou as 95 teses onde se insurgia contra a indulgência (perdão de pecados) dada pelo papa a quem doasse qualquer quantia para a reforma da Basílica de São Pedro. Ele considerava um abuso a avareza da Igreja e pedia um debate sobre o que as indulgências significavam. Como um dos motores económicos da cidade era e é a impressão de livros e escritos, as suas 95 teses foram espalhadas por toda a Alemanha e posteriormente por toda a Europa.  Estudantes e grandes estudiosos dirigiram-se a Wittenberg e à sua célebre universidade e Lutero desenvolveu as suas doutrinas mais a fundo. Depois de muitas peripécias, ele foi excomungado pelo papa. Mais tarde, Lutero contraiu matrimónio com Catarina von Bora (uma ex-freira) e tiveram 6 filhos, incentivando outros padres e freiras que abraçaram a reforma protestante a fazer o mesmo, o que ocasionou o rompimento definitivo com a Igreja Romana. Há também a destacar duas importantes personalidades que estiveram ao lado de Martinho Lutero: Phillip Melanchton, um professor de grego na universidade que ajudou Lutero a traduzir a Biblia sagrada para o alemão, o que era proibido sem autorização eclesiástica e Lucas Cranach, um artista da reforma protestante que pintou várias figuras de relevo e as igrejas protestantes. 

Tudo isto aprendemos num domingo de Agosto em que decidimos não ficar em casa a ver um filme.



















terça-feira, 15 de setembro de 2020

 Estávamos a jantar quando passaram 2 ambulâncias seguidas de um carro da polícia; tudo normal, dado que moramos numa rua bastante movimentada a 1 km do hospital. 

Noto que as emergências relacionadas com saúde aumentam na mesma proporção que a temperatura e hoje estiveram 31º mas isso fica para falar depois.

Dirigiram-se para o prédio em frente ao nosso. Cinco minutos depois, vejo um helicóptero a parar no parque de estacionamento do supermercado à frente de casa onde já estava alguém à espera na ambulância.

 Os paramédicos colocaram  a maca com o doente e o helicóptero levantou voo. Não percebo nada de helicópteros mas pergunto-me como é que ele conseguiu parar num espaço diminuto com candeiros de iluminação e alguns carros estacionados.   Penso também no estado em que estaria aquela pessoa para não poder ir de ambulância para o hospital e na coordenação que é preciso ter para tão rapidamente acionar o socorro e parar desta forma naquele local. E depois lembro-me, isto deve ser porque moramos num país de primeiro mundo...



segunda-feira, 14 de setembro de 2020

 Método Leitner

A minha filha Inês está no 4º ano. Na lista de materiais para a disciplina de alemão estava esta caixa com cartões A8 para aprender vocabulário. Os cartões de dupla face servem para escrever as palavras e a caixa está segmentada cinco vezes (a minha filha só usa 3), para ir colocando os cartões na próxima divisão à medida que as palavras vão sendo memorizadas. Se, pelo contrário, as palavras não forem memorizadas voltam para a divisão anterior. Este é o método de Leitner, um alemão que o apresentou na década de 70.
Apercebi-me que este príncipio é usado em muitos programas de aprendizagem de línguas por computador, em que ocorre a repetição espaçada de palavras que vão sendo cada vez menos frequentes, à medida que vão sendo acertadas pelo utilizador.
Apesar de não ser comum em Portugal, achei este método muito interessante, não só para aprender línguas mas para outras matérias e a vantagem é que o aluno pode-se concentrar nos cartões mais difíceis que ficam nas primeiras divisões da caixa. Isto pode ser replicado facilmente em casa e é muito versátil. Experimentem com os vossos filhos, por exemplo com datas para história ou com as funções das partes do microscópio...
A imagem pode conter: interiores


Pandemia Co-vid


Hoje fui ao Ikea e fiquei espantada.

 Estava um segurança com um aparelho a contar as pessoas que entravam e outro na porta de saída a fazer o mesmo, certamente para saberem quando a loja atingia a sua lotação máxima. Vi o mesmo segurança a pedir a um indivíduo que levava a máscara na mão para a colocar no devido local. Notei numa funcionária a desinfetar os carrinhos e os ecrãs de procura dos móveis no armazém. Observei que todos os funcionários usavam a máscara devidamente colocada e mantinham distância uns dos outros e dos clientes. 

Algo nunca visto na Alemanha, onde nem nas padarias as/os funcionárias/os usam máscara de proteção (tenho feito muito pão caseiro). Vejo todos os dias uma falta de cuidado e de cumprimento das regras que duvido que estou na cautelosa e prevenida Alemanha. 

O Ikea é a exceção à regra e se já gostava de comprar nesta loja, passei a gostar mais ainda...