Método Leitner
A minha filha Inês está no 4º ano. Na lista de materiais para a disciplina de alemão estava esta caixa com cartões A8 para aprender vocabulário. Os cartões de dupla face servem para escrever as palavras e a caixa está segmentada cinco vezes (a minha filha só usa 3), para ir colocando os cartões na próxima divisão à medida que as palavras vão sendo memorizadas. Se, pelo contrário, as palavras não forem memorizadas voltam para a divisão anterior. Este é o método de Leitner, um alemão que o apresentou na década de 70.
Apercebi-me que este príncipio é usado em muitos programas de aprendizagem de línguas por computador, em que ocorre a repetição espaçada de palavras que vão sendo cada vez menos frequentes, à medida que vão sendo acertadas pelo utilizador.
Apesar de não ser comum em Portugal, achei este método muito interessante, não só para aprender línguas mas para outras matérias e a vantagem é que o aluno pode-se concentrar nos cartões mais difíceis que ficam nas primeiras divisões da caixa. Isto pode ser replicado facilmente em casa e é muito versátil. Experimentem com os vossos filhos, por exemplo com datas para história ou com as funções das partes do microscópio...
Sem comentários:
Enviar um comentário