Viena II
Parlamento austríaco
Continuando no centro histórico, vimos também o exterior do prédio do parlamento que é muito belo e grandioso no seu estilo neo-grego. É adornado por mais de 100 estátuas, incluindo 4 grandes carruagens no telhado. O mais impressionante na minha opinião é a parte central que é a Fonte Pallas Athena mas estava toda tapada. Conseguimos ver a deusa Atena rodeada por estátuas que representam as várias regiões do império Austro-húngaro. Poderíamos ter feito uma visita guiada ao interior do edifício mas o tempo não deu para tudo.
Jardins do povo
Nas imediações fica o parque do povo (Volksgarten) que foi construído entre 1820 e 1832. Segue a regra francesa de amplos passadiços com canteiros dispostos geometricamente. Adorei o memorial à imperatriz Elizabeth com uma estátua, uns jardins e um pequeno lago e o maravilhoso templo de Teseu que recria o templo de Hefesto na Grécia. Em frente a este fomos brincados com um concerto de música clássica a céu aberto.
Adorei também o jardim das rosas (Rosengarten) com flores de cores e perfumes deliciosos. Achei engraçado um pormenor: todas as roseiras tinham uma placa com uma inscrição, festejando um aniversário de nascimento ou de casamento ou relembrando a data da morte de alguém.
Museu de história natural e de história da arte
O museu de história natural e de história da arte são dois edíficios frente a frente com um jardim no meio com uma estátua da imperatriz Teresa. Os edifícios são esplêndidos e escolhemos visitar o da história natural porque é uma temática que nos interessa mais. O átrio, o teto e as escadas do museu são lindas e valem uma visita mesmo que não vá visitar o museu
O bilhete custou 10 euros por adulto e as crianças não pagaram nada. O museu é muito completo, tem uma grande coleção de fósseis. minerais e pedras preciosa (um impressionante topázio de 117 kg).
Pode ainda constatar a grandiosidade do esqueleto de um diplococo e de um iguanon e imaginar o animal vivo. Tinha até um dinossauro que mexia e fazia um barulho assustador.
Podemos também ter um vislumbre da evolução da vida na Terra através de modelos de animais extintos, de reproduções da vida inicial nos oceanos e da evolução que foi existindo nos animais e plantas.
Vimos uma exposição da vida do homem na pré-história e de artefatos, bem como de representações de animais da época (fiquei a saber que o homem fazia tendas primitivas com os ossos dos mamutes que caçava).
Vimos também a pequena Venús de Willendorf que é uma conhecida estatueta de calcário com 24000 anos.
Ao longo das 40 salas vimos também uma exposição sobre o espaço e a evolução espacial. Achei este museu espetacular e aconselho a visita a todos que gostem destas coisas, inclusivamente com crianças (a Inês adorou).
Rathaus
A rathaus é a câmara municipal de Viena e alberga também o conselho administrativo da região. Foi construida entre 1823 e 1888 . O seu estilo é gótico tendo alguma semelhança com a catedral de São Estêvão com uma torre semelhante. No cimo da torre podemos ver a figura do Rathausmann que guarda o edifício e é um cavaleiro medieval com 5,4 m e 650 kg. Na foto conseguem ver a torre da Rathaus à direita (era a única fotografia que tinha).
Igreja Votiva
Nas imediações fica a igreja Votivkirche no seu estilo neo-gótico/romântico As suas duas torres são as segundas mais altas da cidade (a mais alta é a da catedral de São Estêvão). Foi construída em gratidão pelo fracasso na tentativa de assassinato do imperador franz Joseph I. Não tenho fotografias de frente porque fiquei paralisada com a beleza desta catedral branca lindamente adornada com rosáceas, portais e delicadas torres triangulares e contrafortes.
O centro de Viena é lindo, está cheio de estátuas, jardins, edifícios invulgares e história. Esta parte da cidade é como se fosse um museu a céu aberto. A música está muito presente e em muitos locais estavam homens vestidos de Mozarts a publicitarem uma opera ou um espetáculo de música clássica. Estas são mais algumas fotos que fomos tirando do centro de Viena.
Dicas: A Rathaus e o parlamento merecem um visita noturna porque com iluminação a sua beleza é realçada. Outra atividade que também parece ser interessante é fazer o passeio de carruagem pelo centro mas é bastante caro e demorado.
Se seleccionarem antes os museus e exposições que querem visitar podem poupar dinheiro comprando antecipadamente os bilhetes on line e evitar filas. Deste modo, existem bilhetes combinados de vários museus e transportes públicos como o Vienna card. Além disso, se quer ganhar tempo nas filas compre o Sissi ticket (dizem que é o mais vantajoso).
Passamos um dia no centro histórico e só visitamos o museu sissi e no de história natural mas se tivéssemos comprado estes passes combinados tínhamos ganho tempo e dinheiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário