Há uns dias aconteceu o incêndio em Londres. Fiquei sem palavras ao pensar naquelas pessoas presas numa torre em chamas, impedidas de sair dos seus apartamentos pelo fumo e fogo e o desespero a que chegaram ao ponto de atirarem os seus próprios filhos pela janela. Eu adoro casas altas com ótimas viastas e muito sol mas com isto conclui as vantagens de morar num R/C. Naquele dia fui-me deitar mal disposta e desconfortável.
Ontem acordei feliz e coloquei música mas quando liguei o PC e fui ao facebook vi uma notícia sobre um incêndio em Pedrogão Grande. O meu primeiro pensamento foi que já tinham começado os incêndios florestais mas quando me apercebi da dimensão e principalmente as consequências a nivel de perdas de vidas humanas fiquei paralisada. Fartei-me de chorar e desliguei a música. Fiquei triste e pensativa o dia todo.
Em Pedrogão Grande não existem torres de 24 andares e morreram mais pessoas. As pessoas não estavam presas num prédio alto mas ficaram encerradas em carros ou foram surpreendidas pela rapidez das chamas e pelo fumo asfixiante (não quero comparar os 2 incêndios, foram situações muito diferentes). Sem ter para onde fugir, que horror...
O meu coração está com elas, familiares e amigos, bombeiros e todos que perderam algo nesta tragédia. Gostava de poder ajudar mais e irei faze-lo financeiramente. Acredito que a onda de solidariedade será gigante, que a ajuda chegará a quem mais dela precisa e que estas pessoas não serão esquecidas quando as cinzas assentarem e tudo ficar mais calmo.
Não percebo nada de florestas nem de combate aos incêndios florestais mas penso que algo precisa de mudar em Portugal. Também as alterações climáticas que, têm sido tão desprezadas e subestimadas por tantos, precisam ser encaradas como uma prioridade porque foram elas as grandes responsáveis. Não são só paranoias de meia dúzia de ambientalistas, é uma realidade com prejuízos graves e potencialmente irremediáveis para a nossa casa, a Terra (a única que temos) e para a Humanidade! (Sr. Trump ponha os olhos nisto).
PS- Fiquei verdadeiramente chocada pelo direto da Judite de Sousa da TVI ao lado de um corpo coberto. Não vale tudo. Haja respeito pelos familiares, amigos e pelos portugueses que neste momento estão de luto!
Sem comentários:
Enviar um comentário