terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Viagem pelo parque natural do SW alentejano e costa Vicentina



Enquanto pesquisava e planeava a nossa viagem da Pascoa, tendo em conta todos os condicionantes de 2 crianças, uma de 2 e outra de 5 anos recordei as nossas férias do Verão de  2010. 
Estávamos a preparar-nos para um tratamento de fertilidade programado para Setembro/Outubro e precisávamos de ganhar força, recarregar baterias e passar bons momentos juntos num sitio que nos permitisse descansar e passear. 
Pensámos na costa alentejana (já conhecíamos o interior e cidades como Évora, Beja, Reguengos de monsaraz, Arraiolos, Estremoz) e fomos sem nada programado nem destino certo, não sabíamos onde íamos dormir, comer ou parar. Foi uma semana de aventura fantástica onde aproveitamos para conhecer muitas praias, locais e cidades.



Depois de passarmos por Mira, praia da Barra e Nazaré, a primeira noite foi passada em Palmela porque tivemos alguma dificuldade em arranjar alojamento em Setúbal mas ficamos muito bem instalados no hotel Varanda azul, um pequeno hotel à entrada da vila muito acolhedor, sem grandes luxos e simpático e jantamos no restaurante (pertence aos mesmos donos do hotel) em frente onde comemos lulas e peixe muito bem confeccionados e tudo com uma ótima relação qualidade/ preço.
Aproveitamos para visitar o castelo de Palmela e dar uma voltinha à noite pela vila.






Cabo espichel
Gostei muito da paisagem, de conhecer a história da Ermida da Memória, de ver o farol, as encostas com aqueles estratos inclinados. Achei que a igreja e o mosteiro estavam um pouco mal conservados e poderiam estar mais  atrativos ao turismo.












Sesimbra
Paramos na praia em Sesimbra, onde tivemos alguma dificuldade em estacionar o carro e achei-a bonita mas demasiado pequena para tanta gente, A vila é encantadora, ficando na encosta com a praia em baixo. Aconselho a degustarem os peixes frescos grelhados ou o marisco.

Sines  
Continuamos para Sines, a cidade com a maior e a primeira área portuária de Portugal por onde passa mais de metade do tráfego marítimo, onde fizemos uma curta paragem e estivemos na praia  Vasco da Gama (Sines é a terra natal deste grande navegador) com um bom areal mas os grandes barcos estragavam a paisagem ou então davam-lhe uma beleza extra. Deu para ver que Sines está completamente virada para o mar e foi este e os seus recursos que definiram a cultura, a composição e o carater das suas gentes.









Porto covo
Ainda no concelho de Sines, a praia do Pessegueiro é linda. Muito calma e com pouca gente, com um areal extenso e amplo e as redondezas desprovidas de casas ou habitações faz-nos estar em comunhão com a natureza. 
Defronte à praia ergue-se imponente o Forte da Ilha de dentro na maciça Ilha do Pessegueiro. Em terra continental, a complementar um sistema de defesa militar antigo, encontra-se o Forte do Pessegueiro. 
Saímos de lá a ouvir a música cantada po Rui Veloso: "Havia um pessegueiro na ilha/plantado por um vizir de Odemira/que dizem que por amor se matou novo/aqui, no lugar de Porto Côvo" 

                                 





Vila nova de mil fontes
Chegamos a Vila Nova de Mil fontes onde pernoitamos as restantes noites. É uma vila piscatória  pequena com bastante movimento no Verão com muita animação noturna, apropriada para famílias. No dia seguinte, fizemos praia e descansamos um pouco e ficamos a conhecer melhor esta localidade do concelho de Odemira, onde desagua o rio mira que nasce na serra do Caldeirão , tendo a particularidade de correr de sul para norte, assim como o rio Sado. Os muitos restaurantes que existem estavam bastantes cheios e por isso tivemos alguma dificuldade em encontrar um sitio para almoçar ou jantar.
Daqui pode-se conhecer toda esta zona, ficando perto de vários pontos de interesse.









Zambujeira do mar
No dia seguinte acordamos bem cedinho e partimos para a praia da Zambujeira do mar onde contemplamos a linda paisagem e a água azul e limpa.







Odeceixe
Seguindo para Sul visitamos a vila de Odeceixe (concelho de Aljezur)  onde almoçamos. Vi percebes, uma especialidade gastronómica da região, mas não os cheguei a experimentar. Fiquei encantada pela descontração e simpatia dos habitantes da vila.
A praia ainda fica a alguns km da vila e o percurso de carro foi lindíssimo com um curso de água sempre do nosso lado direito.
Mal avistamos a praia ficamos  paralisados. Esta é linda, com areia fina, mar calmo e a água quente e de um azul vibrante. A ribeira de Odeceixe desagua ali e durante a maré baixa forma pequenas lagoas, característica que torna este local muito apreciado e convidativo para banhos demorados. Tem bandeira azul e serviços de apoio. 
A praia foi reconhecida como uma das 7 maravilhas de Portugal na categoria de praias de arribas em 2012 (sem dúvida, aleita a melhor praia destas férias) mas também li recentemente que a forte ondulação que atingiu a costa portuguesa em 2015 provocou danos considerados irreparáveis na mesma. Por isso é bom recordar estas fotografas e aquele dia em que o tempo parou e eu senti que podia ficar ali para sempre...












E assim se passou metade da nossa viagem por esta zona linda de Portugal. Prometo continuar a descrição acompanhando-a de fotografias...

domingo, 26 de fevereiro de 2017


Carnaval na Alemanha



FaschingFasnacht ou Karneval constitui uma antiga tradição festejada principalmente  na região do rio Reno e nas regiões católicas da Alemanha. As cidades em que o Carnaval é mais comemorado são Mainz, DüsseldorfBonnAachen mas Köln, dizemtem o Carnaval mais alegre, divertido e contagiante deste país. Nesta cidade, Colónia, no centro-oeste da Alemanha e nas suas redondezas, o Carnaval festeja-se com carros alegóricos, desfiles e todas as pessoas usam fantasias, independentemente da idade e de usarem apenas um pijama ou um roupão de banho. É um típico Carnaval de rua com música, animação e muita gente dançando e saindo da realidade quotidiana. 
Assim como em Portugal, o Carnaval alemão é no inverno, o que faz com que os fatos tenham que aquecer os foliões e são distribuídos doces, guloseimas e rosas pelos foliões. 
Há comemorações no período que começa na schmutziger Donnerstag/Weiberfastnacht (quinta feira), o ápice na segunda feira (Rosenmontag), a terça feira (Faschingdienstag) e a quarta feira de cinzas (Aschermittwoch), embora na região do Reno (Rheinland), a quinta estação do ano começa no dia 11 de Novembro às 11h11m e termina à meia noite da quarta feira de cinzas. A tradição remonta aos costumes de espantar o Inverno. 


Em Berlim, o Carnaval não é uma festa muito popular mas houve um grande desfile no dia 19 de Fevereiro às 11horas e 11minutos na Ku'damm com música ao vivo, guloseimas e festa após o desfile.  ao qual não fomos porque só soube uns dias depois. Os meus filhotes já têm os fatos prontos e, ao contrário da mãe, a Inês adora mascarar-se e conta os dias até ao Fasching.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A melhor loja para o Carnaval em Berlim (existem mais filiais noutras cidades alemãs, tais como, Aachen, Bergisch Gladbach, Bonn-Beuel, Bonn-Cty, Düren, Düsseldorf, Düsseldorf-City, Eschweiler, Hamburg, Koblenz, Köln-City, Leverkusen, Mainz, Mönchengladbach, Mülheim-Kärlich, Stuttgart, Wiesbaden, Wiesbaden-City) é


DEITERS- é um supermercado da diversão, da cor e do fantástico. Vende inúmeros fatos de disfarce muito engraçados para adultos, fatos inteiros para bebés de todos os animais e em tamanhos pequenos, fatos de crianças de todos os tipos e feitios, acessórios, pinturas, artigos decorativos para festas, decoração e roupa para festas temáticas, trachten  para mulheres e homens (fato típico da Oktober fest), seção assustadora dedicada ao Halloween, além de lentes de contatos coloridas e diferentes. algumas com graduação, bijuteria super diferentes, confetis, serpentinas, balões...



PS- A morada é Rathauspassagen, Rathausstraße 5, 10178 Berlin. Fica pertissimo da Alexander platz, por baixo da torre de TV, no edifício ao lado do cinema cubix (no mesmo onde abriu uma grande Decathlon há pouco tempo). 



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O comércio na Alemanha está aberto de Segunda a Sábado. Abre e fecha muito cedo (há certos supermercados que às 7 horas da manha abrem as portas) mas o que estranhei mais foi que todos os centros comerciais fecham às 21 horas ou até mais cedo, seja Verão ou Inverno. Os próprios espetáculos ou concertos começam muito cedo e acabam, no máximo, às 22h. Os alemães deitam-se e levantam-se muito cedo, as ruas enchem-se de carros de madrugada, por volta das 5h e 30m.
Aos domingos, as lojas, supermercado e centros comerciais estão encerrados, à exceção de certos domingos que são escolhidos no início do ano pela Câmara Municipal e que, normalmente se localizam perto de grandes eventos na cidade ou datas importantes como o Natal. O horário de abertura neste dias é das 13h às 18 ou 20h e são bons dias para compras porque muitas lojas fazem descontos especiais, tipo 20 % em toda a loja e vale muito a pena. A partir desta data e durante o  ano de 2017, os domingos de abertura do comércio serão (nem todas as lojas abrem nestes dias):
  •  12 de Março de 2017
  •  07 de Maio de 2017
  •  03 de Setembro de 2017
  •  01 de Outubro de 2017
  •  05 de Novembro de 2017
  •  03 e 17 de Dezembro de 2017

Existe determinado comércio que fica aberto ao domingo tais como, restaurantes, cafés e lojas de recordações e com um horário mais alargado. Determinados centros comerciais abrem apenas a parte reservada à restauração, ginásio e atividades alternativas, mantendo as lojas e supermercados fechados.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O meu filho iniciou a adaptação à creche no início de Dezembro. Comecei a sair 30 minutos e ele chorava um pouco mas, passado algum tempo, já estava a brincar. Como viajamos para Portugal a 16 de Dezembro e só regressamos em Janeiro, tive que iniciar a adaptação novamente. Na primeira semana, foi muito bom porém, passado algum tempo ele começou a perceber e a lembrar-se que eu ia sair e já não colaborava em nada, não se sentava à mesa ao pequeno almoço e só queria estar agarrado a mim e, quando regressava das minhas ausências, o mais estranho para mim é que ele desatava num choro emotivo. Fui prolongando as minhas saídas até às 11 horas que é a hora do almoço. 
Um dia, quando ia a entrar na sala ele abriu os braços para a educadora e ela fez-me sinal para lhe dizer adeus e sair. Ele fica com cara de choro, às vezes chora mesmo  mas já entendeu que tem de ficar e participa em tudo, brinca, interage e ri muito.
 De seguida, ficou a almoçar e agora já faz a sesta, a qual correu muito bem nos primeiros dois dias mas agora chora, quer colo e demora muito a adormecer, não chegando a dormir o suficiente, o que faz com que ele esteja muito alterado e agitado o resto do dia. Faz birras, implica com tudo, não quer nada...
Foi-lhe atribuído 4 a 5 horas de creche, o que depende da idade da criança e da disponibilidade da mãe e a irmã tem 5 a 7 horas. Eu vou busca-lo mais cedo e naquelas duas horas sou só dele, dou-lhe colo, mimo e compreensão, comida e água e brincamos muito. A atenção é exclusiva para o meu Eduardinho. Isso não implica que ele às 19 horas já esteja cansado, com sono e completamente estafado, o que é normal com tantas mudanças...

sábado, 18 de fevereiro de 2017

A maior herança que um pai pode deixar a um filho não são casas, carros nem tampouco contas bancárias bem recheadas mas sim um irmão(ã), um(a) parceiro(a) para todas as brincadeiras, alegrias, tristezas e desilusões.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Não gosto de políticos nem de politica mas adoro, adoro, adoro o primeiro ministro do Canadá. Não é só pela sua carinha laroca e pelo seu ar descontraído mas principalmente pelas suas ações e decisões, nomeadamente, abertura a refugiados, mais impostos para os ricos, legalização da canabis, relação com povos indígenas, representatividade (nomeou mulheres para metade dos seus ministérios, escolheu dois indígenas, um deficiente motor, um gay e quatro ministros de origem indiana), apoio à comunidade gay... 

Justin Trudeau G20 2015.jpg
JUSTIN TRUDEAU

Fotografica retirada de Wikipedia

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Por estes dias em que o amor anda no ar e é corações palpitantes por todo o lado, em que em cada mulher e homem comprometido está um romântico incurável; li este artigo de nome Divórcio por Arnaldo Jabor e achei que faz todo o sentido, independentemente de estarmos na época mais cor de rosa do ano. 

domingo, 5 de fevereiro de 2017

O texto que a minha mãe me escreveu no meu aniversário no dia 4 de Fevereiro. Está tão lindo que achei que valia a pena pô-lo aqui.

Filha querida,

Neste dia festivo, em que ambas estamos de parabéns, quero reafirmrar-te, pois nunca é demais, que te amo incondicionalmente,,,sim, esse Amor que tu já experienciaste, porque também és Mãe! Como o tempo voa...fecho os olhos e sinto o meu peito a extravasar de alegria e de um desvelo profundo ao ver a minha pequerrucha, pela primeira vez! Haverá palavras para descrever esse momento?! Não, pois tão sublime ele é, tanta magnificência contêm, que ê impossível passa-lo ao papel. As palavras não têm significado preciso, pois definir sentimentos com palavras é apoucado e muito redutor! 

Nesse momento, em que pela primeira vez peguei em ti, julguei pegar no Mundo... Não, no sistema solar, no Universo! Ali estava a carne da minha carne, a minha alma, tudo o que de mais precioso tinha e continuo a ter! Percebi então, o significado profundo da palavra MÁE- amar sem limites, cuidar com toda a a ternura do mundo, iluminar os seus caminhos, preparar para uma vida digna, dar-lhes o exemplo de cidadãos conscientes e seres humanos tolerantes...tantas, tantas missões, todas elas adjetivadas com a palavra incondicional, metidas num grande coração!

Desejo muito que este dia seja especial, que este ano e toda a vossa vida seja feliz, cheia de saúde, Paz, Amor.Eu vos abençoo com as bênçãos do Amor, de Deus.

Um beijo grande e um abraço apertada da tua,

Mãe

 A minha fotografia no Verão, na minha cidade, com a família; estava tão relaxada, tranquila e feliz que até gostei de como fiquei na foto.