sábado, 31 de maio de 2014

No curso de Alemão tenho conhecido muitas pessoas de países diferentes. A diversidade cultural é grande, o que só enriquece as aulas. Conheci uma jovem mulher da Polónia, cujo marido trabalha na área do turismo que me ofereceu bilhetes para a International Grüne Woche que é uma gigantesca exposição de produtos agrícolas, artesanais e alimentares de vários países. Portugal estava bem representado com enchidos, queijos, vinhos e aproveitamos para matar saudades de uma sandes de presunto e de um pastel de nata. Estavam deliciosos e com o melhor de todos os sabores, a casa…

Recentemente, ela deu-me bilhetes para a ILA –Berlin Air Show 2014 e lá fomos no dia 25 de Maio. Gostei muito, conseguimos entrar em alguns aviões e helicópteros, vimos as piruetas dos vários aviões e até uma mulher a fazer acrobacias em cima do avião em pleno voo, incrível… A Inês adorou e disse que havia um avião com a boca aberta! São as vantagens de viver numa movimentada capital europeia, sempre novas experiências e eventos…


segunda-feira, 19 de maio de 2014


A Vaqueiro desafiou as pessoas a irem para a cozinha fazer um bolo (World Baking Day). Sozinhos ou acompanhados, com ou sem experiência, toda a gente pode fazer um bolo mais ou menos elaborado, com ou sem recheio, com ou sem cobertura, tudo é válido para saborear algo caseiro feito pelas nossas próprias mãos.

Eu não sendo especialista aceitei o desafio e fiz um bolo de chocolate, receita duma amiga da minha mãe. A receita básica é: 1 chávena de açúcar, 6 ovos médios, 1 chávena de chocolate em pó, 1 chávena de vaqueiro líquida, 2 chávenas de farinha com fermento+1 colher de sopa de fermento em pó, 1 chávena de água a ferver. Mistura-se e bate-se o açúcar com os ovos, a vaqueiro, o chocolate em pó, e alternadamente a água e a farinha. Vai ao forno a cozer por aproximadamente 45 min a 180º. É super fácil, rápido e muito, muito versátil. Pode-se servir: com gelado de baunilha, polvilhado com canela; recheado e coberto com chantily e morangos; simples com um chazinho; recheado e/ou coberto com uma calda de chocolate ou leite condensado cozido ou creme de limão ou de coco (para os mais gulosos); enfeitado com morangos/frutos silvestres. Desta vez, optei por servir com gelado de baunilha, fiz um coulis de frutos silvestres (primeira vez) e enfeitei com morangos (o interior da casa é tão quente que o gelado derreteu logo, o coulis morno também ajudou). Estava delicioso… 



sábado, 17 de maio de 2014

Havia muito a dizer sobre a paixão dos Alemães pelas bicicletas mas deixo as fotografias que tirei hoje …

Loja com bicicletas a perder de vista


A minha preferida

Um segredo- Devo ser a única pessoa na Alemanha que não sabe andar de bicicleta. Podem rir-se, à vontade…

domingo, 11 de maio de 2014

O nosso almoço de ontem foi nuggets caseiros com espargos e cogumelos salteados. O peito de frango foi cortado em pedaços, marinado em sal, alho, sumo de limão e salsa e depois panado com ovo e pão ralado, indo ao forno por 35 minutos. Os espargos, depois de cozidos por cinco minutos com as pontas para cima e a parte de baixo, mais rija, cortada (só depois de cozer), foram salteados com os cogumelos. Estamos em plena época de espargos e existem muitos à venda. Antes de estar aqui, nunca tinha provado mas agora sou uma consumidora assídua e acho-os deliciosos, com um toque de acidez na medida certa.

O E foi para a cozinha hoje de manhã e fez panquecas (receita com butter milch), aliás uma torre de panquecas. Eu costumo fazer uma calda de chocolate caseira  para acompanhar mas, além disso também como simples com açucar em pó e canela, com compota de morango, com um puré de maçã, coberto com nozes. O E gosta de comer com queijo, eu não gosto. Mas de qualquer forma, até simples, estavam de comer e chorar por mais...





domingo, 4 de maio de 2014

Foram muito bons estes 3 dias fora do rebuliço de Berlim. Ficámos numa cabana de madeira num local bem isolado, onde só se ouviam os passarinhos e se viam paisagens dum amarelo vibrante ao redor (descobri, depois que a responsável por estes mantos amarelos é, nada mais nada menos que a flor da colza ou couve nabiça, que é cultivada para produzir biodiesel). Fomos para a zona de Röstock, uma cidade na costa do mar Báltico e na foz do rio Warnow, possui muitos edifícios históricos e um porto que vale a pena visitar. Era uma antiga cidade hanseática (fazia parte de uma aliança de várias cidade que controlavam o comércio na zona do mar Báltico, na idade média e início da idade moderna). 
Visitámos uma estância balnear linda (Warnemünde) que não fica a dever nada às praias portuguesas, areia fina, limpa, grande extensão (pena o frio e vento que se faziam sentir, só aguentámos na praia por 30 minutos, a água estava gelada), fomos até ao farol e jantamos num restaurante grego, um delicioso churrasco típico. 
No sábado visitámos Schwerin, uma cidade mais pequena e bastante agradável com um grande lago e um castelo construído no próprio lago. Parecia que estávamos num conto de fadas... Lindo, lindo, lindo! Dias de descontração, passeio e muitos sorrisos…