quinta-feira, 3 de maio de 2018

Variedade na cozinha


De vez em quando a vontade de cozinhar é nula. Faço o minimo e repito os pratos muitas vezes. As receitas são sempre o mais simples possível, excepto ao domingo, quando faço algo mais elaborado. De repente, mudo e gosto de me esmerar mais. Invento receitas e maneiras de utilizar os ingredientes, que é preciso confessar, não são grande coisa em Berlim (eu também não estava muito habituada a cozinhar; até vir morar para Berlim nunca tinha feito um assado, uma feijoada ou um bacalhau à braz).
Ultimamente, descobri lojas russas e turcas cheias de coisas diferentes (vou tentar filmar e colocar no meu canal do you tube- Berlin family life). O supermercado turco que fica em Neuköln tem vitela muito boa, frango e cabrito que hei-de assar pela primeira vez um dia destes. Adoro a carne picada de vaca e borrego e uns pedacinhos de carne de vaca que nem sei de que parte do animal é.
Nas lojas russas, existe porco de todas as maneiras, a coxa superior do perú que adoro assada e o osso buco (parte da vaca ou vitela proveniente da perna com nervos, tendões e materia gelatinosa com osso no meio) que asso e fica maravilhoso. Também compro e asso o célebre e típico da cozinha alemã joelho da porca. Esta loja também tem uma boa peixaria  com uma variedade razoável (ok,ótima para Berlim) de peixes.
Além da variedade, outras duas preocupações na preparação dos alimentos são a saúde e o aproveitamento. Odeio desperdiçar seja o que for e, especialmente comida que faz falta a tanta gente.
Esta semana, tinha uma caixa de peixe grelhado que estava desfiado e congelado e uma panela grande de arroz. O que fazer? Rapidamente, improvisei umas bolinhas de arroz e peixe com o peixe, arroz, 2 ovos, salsa, passei por pão ralado, coloquei num tabuleiro e levei só a tostar um pouco. Nem vos conto, esta receita fez um sucesso, a minha filha comeu 7 bolinhas...



No dia seguinte, tinha peito de frango que deve ser a carne mais repetida aqui em casa e com a ajuda do meu querido you tube fiz uma torta de frango recheada. Adaptei as receitas que vi e fiz assim: triturei 2 peitos de frango no meu robot de cozinha (o meu segredo para triturar carne é faze-lo com a carne ainda meia congelada), triturei ovos com uma cebola pequena, juntei tudo e misturei salsa, pão ralado, sal e pimenta. coloquei em cima de película aderente e espalhei bem e depois recheei com o que tinha em casa: fiambre, salsichas e queijo. Enrolei e envolvi em papel de alumínio e assei por 40 minutos (ao fim de 20 minutos tirei o papel de alumínio). Ficou deliciosa, ora vejam lá o aspeto...



Sem comentários:

Enviar um comentário