quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Incêndios em Portugal (e não só)

Nas redes sociais leio discursos inflamados de uns e outros à procura de um bode expiatório e aqui o partidarismo impera. Uns vêem os atuais governantes como os maiores culpados, estando cegos pelo amor (ou outros interesses) a um partido. Outros sao rápidos a apontar o dedo à anterior ministra, esquecendo-se que estes dois partidos têm governado alternadamente há decadas. Pois, para mim a culpa é de todos e um pouco de todos nós que fomos pactuando com isto tudo. É algo que me impressiona: a falta de sentido critico, o colocar a simpatia partidária à frente do realmente importante e o não se exigir o melhor possível de quem nos governa ou desgoverna.

Os incêndios têm sido implacáveis, deixando um rasto de destruicao e morte por onde passam. Muito falhou na prevenção e no combate aos incêndios e, principalmente na proteção de bens e pessoas e muito precisa de mudar nesta questão dos incêndios e em muitas outras. Cabe ao povo português impor as alterações que se tornaram inadiáveis. O povo portugues tem que ser menos passivo e conformista. Tem que perceber o seu real poder. Tem que protestar mais e sair as ruas. Tem que acordar da letargia em que se encontra e dizer BASTA. Tem que mudar o discurso do não vale a pena. Tem que acreditar que todos unidos somos mais fortes.  Tem que olhar para além das suas fronteiras e ver que é possivel fazer mais e melhor. Tem que perceber que a contribuição de cada um de nós pode fazer a diferença. Estamos prontos a juntarmo-nos na solidariedade a quem precisa, porque nao fazer o mesmo para mostar desagrado e reivindicar mudancas?

Aqui em berlim éramos 9 pessoas, em frente aos Portões de Brandenburgo, contando também com 4 crianças. Talvez mais por elas saímos de casa e enfrentamos uma chuva miudinha, para que percebam que a responsabilidade cívica deve ser uma prioridade e para lhes darmos o exemplo de cidadãos interventivos e conscientes.
Chamem-nos idealistas e inocentes mas chegamos a casa com a alma leve de quem sente que cumpriu o seu dever.


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

90 segundos de Ciência


O meu curso é na área das ciências (clique aqui) mas tenho uma paixão por escrever e por línguas. Sou uma apaixonada por ciências mas com uma perna (ou mais) nas palavras. 
Descobri, pela mão duma senhora que foi minha professora na Universidade os 90 Segundos de Ciência da Antena 1. Não ouço muita rádio portuguesa e fiquei surpreendida. Adorei o modo como de forma sucinta são comunicados resultados de estudos pelos próprios autores ou co-autores dos mesmos de uma forma breve e clara, facilmente descodificável por leigos. 
Duas vezes por dia na Antena 1, antes das onze da manhã e antes das sete da tarde, havendo espaço para todos: das ciências sociais às ciências exatas, passando pelas humanidades. E assim se faz boa divulgação científica em Portugal...

Para ouvir on line carregue no link seguinte:
http://www.90segundosdeciencia.pt/


PS- Vem a propósito: deixo a dica da Rádio Miúdos, uma rádio para crianças de todas as idades com programas muito interessantes e música diferente mas muito agradável, que ouço online aqui.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

IGA em Berlim



A IGA-Berlin 2017é uma exposição internacional de jardins que está a decorrer em Berlim. Esta exposição está patente de 13 de julho a 15 de outubro e foi construida junto ao Gärten der Welt (clique aqui ou aqui para saber mais sobre o Gärten der Welt). Junto com o Gärten der Welt, a IGA engloba 104 hectares.
Foram construidos novos jardins temáticos, como um jardim ingles e muitos mais projetados por 9 famosos arquitetos paisagistas de vários paises, tais como, Reino Unido, China,  Austrália, Brasil, Líbano, Tailândia, Alemanha, Chile e África do Sul. Estes jardins contemplam uma visão do mundo com um twist contemporâneo e são complementados com cenários paisagísticos modernos.
Pode também desfrutar da calma na promenade aquatica que são vários jardins interligados cujo elemento principal é a água. Esta surge de fontes borbulhante ou  cai numa espetacular cascata da altura de 6 metros, o que aliado ao fato de estarem localizados no extremo sul do espaço numa zona protegida,convida-nos a sentar e a meditar.
Tem também 3 grandes espaços cobertos onde pode usufruir de variadas espécies de plantas, as quais irão variando ao longo do tempo. A Inês adorou ver as plantas de coco, do arroz, da banana, do ananas, da cana do açucar, da manga e outras plantas tropicais que nunca tinha visto. No dia 9 de Julho estava a decorrer um desfile de noivas com ramos muito criativos e uma exposição de decoração para casamentos.
Existe um anfiteatro com capacidade para 5 mil pessoas que oferece espetáculos variados durante a IGA.
Foram construídos também variados parques de diversão para crianças e adultos. Eles estão interligados e no seu conjunto oferecem uma história coerente. Nós estivemos num parque aquático de água que tinha uma baleia gigante  e é claro que os nossos filhos aproveitaram para tirar a roupa, molharam-se e divertiram-se bastante (estava muito calor). Ficamos com pena de não ir aos parques de diversão que continham as formigas gigantes, os tubarões brancos... Para adultos entusiastas do desportos existem também equipamentos em sete locais diferentes.
Para algo mais radical, pode usufruir dos carrinhos em carris que descem a velocidades que atingem 40 km por hora a colina Kienberg.
No entanto, a grande novidade (existiu algo semelhante em 1957 noutra exposição) em Berlim é um teleférico que está permanentemente a circular desde uma das entradas até ao topo da colina referida  (onde se localiza uma estrutura alta de onde se pode observar a IGA e a própria cidade de Berlim a 102 m de altura) e da colina até à outra entrada. Cada cabine leva 10 pessoas e circula a uma altura de 25 a 30 metros, demorando 5 minutos. Esta estrutura pode ser usada as vezes que quiser e o preço está incluido no preço da entrada da exposição. O valor da entrada são 20 euros por adulto e 5 euros para crianças do 7 aos 17 anos. O horário é diariamente das 9 as 20 h, sendo que a bilheteira só vende bilhetes até às 19h. O IGA tem várias entradas: Kienbergpark- Hellesrsdorfer strasse 159 (acesso ao teleférico); Gärten der Welt- Blumberg Damm 44 (acesso ao teleférico); Elsenacher Strasse e Ausgang Süd..