segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Faz-se tudo muito mais devagar com dois filhos e o que queremos terminar demora, demora e demora. Porque um quer comer, quer água, quer mimo ou atenção, o outro precisa de mudar a fralda, quer dormir ou simplesmente ter alguém com quem brincar, ou começam a disputar o mesmo brinquedo e eu tenho que intervir (tento fazê-lo poucas vezes e dar-lhes tempo para que resolvam os seus conflitos). Muitas vezes, desarrumam o que eu arrumo  e no fim está um caos para fotografar. Esta é a vida real com dois filhos, ás vezes sinto que precisava de me dividir mas, nem por um minuto questiono a minha decisão de aumentar a família. Esta é constituída por um pai e uma mãe (ou dois pais ou duas mães- costumo dizer à minha filha quando arranjares um namorado ou uma namorada- isto provoca muitas reacções negativas e dava outro post) e, por isso o papel do pai é ser um pai, não é ajudar e dar uma mãozinha, é ser um pai presente que mete as mãos na massa e se envolve no tratamento e educação dos filhos. Aqui em casa temos um pai assim. 


Acho que o papel da mãe nisto tudo é muito importante: envolver o pai nos cuidados aos filhos desde o nascimento, elogia-lo e solicitar a sua ajuda, sempre. Não querer ser a mãe que tudo faz e tudo pode, admitir que se precisa de duas horinhas nas compras ou a dormir ou no cabeleireiro e aceitar ajuda quando ela é oferecida. Orientar o pai e ensina-lo no que ele precisa. se sempre fez tudo até aos 2 anos de idade das crianças e respondia que fazia e que ele não tinha jeito, não espere que agora, de repente ele queira ou saiba fazer. Por isso, se está gravida ou tem um bebé recém nascido ou até mais velho, integre o seu marido no cuidado e vida dos vossos filhos, nem que seja só por duas horas ao dia. Quando tiver dois ou mais, acredite que vai agradecer. 


Depois disto tudo, quero dizer que terminei a decoração nova do quarto da minha filha e consegui tirar umas fotografias (o pai foi com os miúdos para o parque umas duas horas) e o resultado ficou bem mimoso com muitos passarinhos e umas cores suaves. Estava assim antes.




Sem comentários:

Enviar um comentário