quarta-feira, 15 de março de 2017

Einschulung em Berlim  (parte I)



Einschulung é a entrada na escola do primeiro ciclo (Grundschule). Todas as crianças que nasceram até 30 Setembro de 2011 têm que entrar na escola no ano letivo de 2017/2018 e por sua vez, as que nasceram de Outubro de 2011 até Março de 2012 podem entrar no ano escolar referido mediante um requerimento.
A preparação deste processo começa um ano antes, isto é, no Outono de 2016, os pais das crianças têm obrigatoriamente que as inscrever (Anmeldung) na escola mais perto da residência, mais especificamente, no período de 30 de Setembro a 14 de Outubro. Esta informação está na internet, nos placards do jardim infantil, na imprensa ou (como no nosso caso) numa carta dirigida aos pais.
Têm que levar a certidão de nascimento das crianças, os seus documentos de identificação assim como os dos pais e são preenchidos vários documentos e, nesta altura, têm 3 opções:

  • Pedem logo o adiamento da entrada na escola (spätere Einschulung) e escrevem uma carta juntamente com o educador do jardim de infância (Kindergarten) a explicar os motivos porque ela deve ficar mais um ano (Zurückstellung). Isto implica que em princípio se espere que o desenvolvimento do seu filho seja beneficiado com a permanência no jardim infantil. Este requerimento depende da autorização do departamento escolar do seu distrito. Neste caso, o processo pará aqui. 
  • Ingressar normalmente na escola no ano seguinte.
  • Adiar a decisão até 28 de Fevereiro e neste caso deverá escrever uma carta até o mais tardar 31 de Março de 2017 a pedir o adiamento.
Por volta da altura da inscrição, as escola abrem as portas nuns dias específicos para que pais e filhos possam visitar a escola livremente e falar com os professores e, deste modo tomar uma decisão mais consciente.


Também é muito importante decidir para que escola deve ir a criança porque se pretenderem que ela frequente outra escola devem solicitar desde agora indicando o motivo respetivo (uma oferta de ensino dirigida à música, ao desporto ou a uma língua diferente, uma escola privada, ou uma escola com horário alargado- Ganztagsgrundschule). Esta autorização de mudança de escola será feita pelas autoridades competentes e só se a escola tiver vaga. Os irmãos mais novos ingressarão todos naquela escola.

Posteriormente, receberão uma carta com a marcação de uma consulta com o médico (schulärztliche Untersuchung) em que serão avaliados todos os parâmetros: língua, visão, audição, motricidade, coordenação, desenvolvimento emocional e social, competências básicas para uma entrada na escola e este ouvirá a opinião dos pais e juntamente com eles decidirá o futuro da criança. Se decidirem pelo Zurückstellung o médico aconselhará um apoio extra no jardim infantil ou a nível medico. Este passo é muito importante porque fica anotado a lateralidade, a altura, e outras características, o que é importante para a posição da criança na sala de aula ou a escolha  do material escolar adequado, nomeadamente a cadeira. Convém levar o boletim de vacinas e o caderno amarelo com as notificações dos médicos ao longo da vida da criança. e também o resultado do teste da língua (Kitasprachtest) feito na escola.

Em Berlim, existe um conjunto de escolas em que o ensino se faz em duas línguas, as escolas europeias (Staatliche Europa-Schulen Berlin- SESB). A escola que conjuga português e alemão é a Grundschule Neues Tor Hannoversche Strasse 20, 10115 Berlin. O primeiro dia de aulas é dia 11 de Setembro de 2017 e faz-se uma grande comemoração com alguns símbolos (os quais falarei posteriormente). Nas outras regiões da Alemanha os prazos e o próprio processo poderão ser diferentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário