quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

 Natal


Planta vulgarmente conhecida como Estrela do Natal


 Calendário do advento em forma de pinheiro de Natal


Tão elegante este par de renas


Entrada


Árvore de Natal com revista reciclada, realizada com a ajuda da minha Inês (DIY daqui)

E agora vou até ali a Portugal e já venho...

Bom Natal e boas entradas


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

 Weihnachten markt

A tradição, na altura do Natal, são as feiras de natal. São grandes aglomerados de casinhas pequeninas de madeira a vender de tudo: roupa, sapatos, comidas, bebidas, artesanato e bugigangas diversas. Tem também divertimentos para as crianças (carrosséis), pistas de gelo, pinheiros de Natal (são naturais, existem pessoas que os cultivam só para este fim e as vendem em Berlim) muito bem enfeitados, moinhos de Natal que são tradição aqui. A religião oficial de Berlim não é a católica (os feriados não correspondem aos católicos, só a Pascoa e o Natal), por isso esses símbolos referentes ao Natal não estão muito presentes.
Estas feiras enchem-se de pessoas e são um local lindo para visitar em Berlim nesta altura. Tudo tão bem adornado e embelezado que ficamos envolvidos pela magia do Natal, só faltou, mesmo, o manto branco. As fotos ficarão para a próxima porque com o frio, a vontade era comer um pão com salsicha e beber um copo de Glühwein (bebida muito apreciada que consiste em vinho quente com especiarias).


domingo, 1 de dezembro de 2013

A minha filha está na fase da imitação, anda todo o dia a querer ajudar-me nas tarefas domésticas. Na lavagem da loiça, no cozinhar, no estender a roupa, no limpar o pó, no limpar o chão, no dobrar a roupa, no colocar a roupa na máquina, tenho uma nova (des)ajudante, tudo é motivo para vir atrás de mim sempre a querer fazer o que eu faço. Só não gosta que lhe arrume os brinquedos e do barulho do aspirador, afastando-se para longe. Isto faz com que eu perca o dobro do tempo nas tarefas mas eu não deixo de a incentivar e de a elogiar no que faz. De tanto a elogiarmos, agora quando eu estou a arrumar ou a limpar ela diz-me que estou a fazer muito bem.
Começou também a gostar de calçar os sapatos da mãe e andar pela casa toda contente assim. Tem-me assustado bastante porque, às vezes por pouco não caí.
Gosta também de brincar com as folhas das árvores (que existem aos montes por Berlim), de as espalhar e pisar, divertindo-se durante muito tempo.


Adora brincar no exterior, principalmente nos baloiços e com bastantes crianças. Não os entende por palavras mas brinca com eles e quer aproximar-se sempre que os vê. Por vezes, eles são maiores e não lhe dão muita atenção mas ela corre atrás e fica feliz só de estar perto deles. Sinto que ela precisa de conviver mais com crianças pequenas, não tem irmãos nem primos direitos e, com a idade dela, socializar com os pares é uma necessidade. Pretendo que ela comece a frequentar a creche (kita/kindergarten) em Agosto quando perfizer os 3 anos de idade. O difícil será arranjar um lugar na creche, uma vez que soube que a procura é bastante grande e os lugares escassos.