sábado, 10 de outubro de 2020

´

As compras na pandemia

Hoje quero-vos falar de compras on-line. Vi numa estatistica que com a pandemia aumentaram 40 % e nós não fomos exceção.. Começamos a fazer compras de alimentação nos supermercados  em Berlim que têm este serviço. Por 2.99 ou até menos, dependente do valor das compras e da janela de intervalo de tempo da entrega:  por exemplo se comprarem mais de 100 euros e a entrega for agendada numa tarde inteira, das 13 às 18h, podem chegar a pagar 1.99. Chega tudo fresco, bem escolhido e em ótimas condições à porta de casa, sem perda de tempo e sem riscos desnecessários. Acho até que eles escolhem  melhores frutas e legumes do que eu e têm carrinhas com arcas frigorificas. Depois, no site tem uma parte dos produtos já encomendados, o que me facilita o processo todo e não fico perdida na imensidão da lista. Se me esquecer de algo, tenho até ao dia da entrega para acrescentar produtos, se os produtos que quero comprar não estiverem disponíveis, eles dão sugestões de troca com produtos parecidos que podem ser aceites ou não. É um método de compra em que há mais promoções, de vez em quando recebemos um vale de desconto de 5 euros ou de entrega grátis, algo que nas compras presenciais não é usual. Ficámos completamente rendidos.  Acabado o lookdown de Março/Abril, continuamos com este método. 

O meu marido fazia bastantes compras na Amazon e era membro premium mas eu era um pouco cética. No confinamento ele convenceu-me e compramos também sandálias para os míudos na loja amazon.de, que podem ser devolvidas se não servirem, o que é uma vantagem em compras para crianças. Tem produtos de boas marcas e outros nem por isso mas a devolução é sempre possível. Já chegamos a adquirir um filtro para o chuveiro que não veio em boas condições e foi-nos devolvido o dinheiro. Ontem compramos lá 4 coisas e pagamos às 22h. Hoje, sábado, pouco depois das 9h estavam os produtos em casa (entregas gratuitas). Digam lá se não é fantástico. 

O pior é para a carteira e confesso que estimula o consumismo mas, também só se deixa levar a comprar o que não precisa quem quer e nós somos bastante equilibrados. É, sem dúvida, a nossa loja online preferida. E aí a amazon funciona assim tão bem e partilhem comigo outras lojas online boas e confiáveis?




quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Warntag Alemanha 2020


 Esta quinta feira, dia 10 de Setembro foi na Alemanha o Warnungstag- o dia do alerta nacional, em que todas as sirenes tocaram e foram dados todos os alertas na comunicação social, nas aplicações, no computador. As forças de segurança e de proteção sairam à rua com carros, altifalantes e sirenes (em Berlim apesar de se ouvirem as sirenes não houve grandes mudanças). O objetivo deste dia foi preparar as pessoas para uma eventual calamidade e passar informações importantes do que fazer nessa situação e também perceber se as forças de segurança e proteção estão preparadas para atuar.

Aprendi algumas coisas, tais como, o som das sirenes transmite diferentes mensagens. Se for um som com altos e baixos funciona como um aviso e é preciso ligar a comunicação social e esperar pelas indicações do que fazer. Pelo contrário, um som contínuo indica que o perigo passou.
Outra coisa que passou na rádio nsistentemente foi as perguntas que temos que estar preparados para responder, caso tenhamos que ligar para uma linha de emergência e são elas: onde se está a passar a situação?; qual é a situação?; quando aconteceu?; quantas pessoas estão feridas e a gravidade dos ferimentos? e a última coisa a fazer é esperar por perguntas que possam fazer.
O dia do aviso ocorreu pela primeira vez a nível nacional e irá ser repetido todos os anos na segunda quinta feira do mês de Setembro.


sábado, 3 de outubro de 2020

 Hoje foi um dia especial. 

Hoje foi feriado. 

Hoje celebra-se os 30 anos da reunificação da Alemanha. 

A Alemanha depois de ter saído vencida da Segunda guerra mundial foi dividida pelos vencedores em 4 partes mas na prática foram só 2. Os EUA, Inglaterra e França trabalhavam juntos e tinham ideias semelhantes para o futuro da Alemanha e fundaram a BDR (parte oeste). A União Soviética queria decidir sozinha e criou a DDR (este). A BRD e a DDR foram dois paises diferentes com economias, regras, políticas, gestão, modos de viver, arquiteturas opostas. 

Onde no lado oriental se dizia: "Nós somos um estado dos trabalhadores"; "Nós não temos uma verdadeira democracia porque existe só um partido"; "Aqui só há batatas para comer". No lado ocidental afirmava-se: "Quem tiver a maior votação, vai decidir"; "O estado toma conta de todos, até dos pobres"; Podemos comprar se tivermos dinheiro"   A economia do lado leste era uma economia planeada pelo estado, que decidia o que se produzia e não havia importações. A economia do lado oeste era uma economia de mercado social em que o que decidia a produção era a lei da oferta e da procura e em que o estado era social (como até hoje). A DDR era uma ditadura em que havia um ministério (STASI) para a segurança do estado que controlava as opiniões e os homens. Começaram a haver protestos e manifestações, o povo estava descontente e clamava: "Nós somos um povo". Finalmente, no dia 3 de Outubro de 1990, os EUA, Inglaterra, França e União Soviética fizeram um acordo com os dois estados, conhecido como "acordo 2+4" e desde esse dia a Alemanha é um único país e tem as mesmas fronteiras até hoje. Após 30 anos ainda se notam muitas diferenças nas pessoas, nas mentalidades, nos ordenados, na densidade populacional, na indústria e em tantos setores da sociedade mas o caminho faz-se caminhando e 30 anos não é assim tanto tempo.

Este dia da unidade nacional é muito especial para os alemães e é cantado no seu hino: Unidade, Justiça e Liberdade...