Escolhas alimentares
Resolvi fazer melhores escolhas alimentares. O assunto tem tanto de atual como de polémico. Alguns vêm o leite e a lactose como os culpados de muitas doenças, outros há que apontam ao pão e ao glutén o dedo acusador ou ao sal ou ao açucar... Depois ainda há a dieta paleo, os vegan, a dieta pelo grupo sanguíneo...
Eu não sigo nenhuma dessas nem sou defensora de nenhumas destas teorias. Vou ouvindo, lendo, registando, pensando mas não sou radical a eliminar definitivamente nenhum alimento. Às vezes, penso se o pão e leite são tão prejudicial assim, como é que todos os meus avôs (e quantas mais pessoas) viveram e vivem (tenho uma avó com 86 anos) após os 80 e 90 com qualidade de vida (é muito importante), quando aquela era a sua base alimentar diária? Deverá haver algo mais prejudicial que está a contribuir para a perda de saúde e qualidade de vida em pessoas cada vez mais jovens? Ou será uma combinação de fatores? Poluição, químicos adicionados aos alimentos, falta de exercício físico ou stress devem ter a sua parte na culpa...
Não sou indiferente a todas estas correntes e tenho adquirido novos alimentos por ler que são saudáveis ou pela minha irmã (que está muito informada e lê artigos científicos sobre o assunto) que me vai transmitindo as novidades. Por não ser especialista, as minhas escolhas são discutíveis e valem o que valem.
Adquiri já algum tempo óleo de coco o qual uso, na maioria das vezes, para fritar os ovos (que pelos vistos são hiper-saudáveis ) que a minha malta aqui adora.
Comprei farinha de coco que uso para bolos e panquecas.
Comprei manteiga de amêndoa e adoro.
Faço papas de aveia com água e junto-lhe fruta, frutos secos e canela.
Compro várias vezes abacate e faço guacamole.
Compro iogurte Skyr com mais proteínas e menos gordura que utilizo muitas vezes como natas.
Compro massa de milho sem glutén (devo dizer que se desfaz bastante)
Comecei a fazer tudo em casa, tipo bolos e bolachas, pizzas. nugets, douradinhos...
Evito industrializados e prefiro optar por comida de verdade, comida que vem dentro de uma casca ao em vez de comida dentro duma embalagem!!!
PS- Este assunto não se esgota aqui, seguem-se mais posts.
Este fim de semana fizemos esta foto neste cenário outonal
e não resisto a mostrar os meus filhos (estão tão crescidos) e a família
que me enche de orgulho (foi o pai que tirou esta e muitas outras, temos fotografo)